PET promove I Jornada Acadêmica de Terapia Ocupacional | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





PET promove I Jornada Acadêmica de Terapia Ocupacional

06/10/2014 | 15:00

 

Valorizar e compartilhar novas práticas e técnicas da área de Terapia Ocupacional foram os objetivos da I Jornada Acadêmica de Terapia Ocupacional da UFMG, ocorrida nos dias 03 e 04 de outubro. “Nem sempre os alunos daqui podem viajar para acompanhar os eventos da área, a Jornada também é importante para solucionar este problema”, revelou a professora Lívia de Castro Magalhães.

Promovida pelo Programa de Educação Tutorial (PET) – Terapia Ocupacional, a Jornada Acadêmica contou com palestras, mesas redondas e apresentação de trabalhos. Entre as atividades realizadas no primeiro dia, a palestra “Perspectivas e atualidades em Terapia Ocupacional” abriu o evento. A professora Lívia, que ministrou a palestra, atentou para um panorama histórico e apresentou perspectivas para a área.

Ainda no primeiro dia, professores do Departamento de Terapia Ocupacional e convidados discutiram sobre “Acessibilidade e Inclusão” e “Terapia Ocupacional no Contexto Hospitalar”. Para a professora Márcia Bastos Rezende, é necessário estudar a forma como as escolas recebem alunos portadores de necessidades especiais e como estes se portam em sala de aula. “O mais importante é conhecer as barreiras implícitas em cada indivíduo”, revelou a professora.

Após a apresentação de pôsteres, as atividades do primeiro dia foram encerradas com a palestra do professor Marcos Aurélio Fonseca, que falou sobre “Gestão em Terapia Ocupacional”.

Na manhã do segundo dia da Jornada, foram realizadas as mesas redondas sobre “Terapia Ocupacional no contexto de vulnerabilidade social” e “Terapia Ocupacional e saúde do trabalhador”. Nydia Medeiros, que se formou em Terapia Ocupacional pela EEFFTO, revelou que o mercado de trabalho ainda se atenta pouco para a reabilitação física e social. “Diversos saberes da Terapia Ocupacional contribuem muito para a reabilitação profissional, mas nem todas as empresas os aplicam corretamente”, disse.

A última mesa redonda do evento foi sobre “Diferentes Contextos da Reabilitação”, que contou com a professora Janine Cassiano. Ao final da I Jornada Acadêmica de Terapia Ocupacional da UFMG, a professora Marcella Guimarães falou sobre “Prática Baseada em Evidência em Terapia Ocupacional”.