Evento “Culturas em Movimento” acontece na próxima quarta na EEFFTO. | EEFFTO - UFMG

Evento “Culturas em Movimento” acontece na próxima quarta na EEFFTO.

16/06/2023 | 14:53

Por Sabrina Garcia

Na próxima quarta-feira, 21 de junho, a Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional receberá, a partir das 11h30, o evento “Culturas em Movimento”, onde será realizado o lançamento dos livros “Ficha poética”, escrito por Leonardo Renault e Iris da Silva, publicado pela Caravana Editorial e “Estilhaços”, de Luís Fernando Amâncio, publicado pela Editora Patuá. A atividade contará com uma roda de conversa com os autores e a autora, além da venda dos exemplares.

O livro “Ficha Poética” mescla poemas escritos Iris da Silva quanto por Leonardo Renault, apresentados no formato de fichas catalográficas. Os temas são os mais variados: amor, medo, solidão, experiência de quase morte e muitos outros. Já em “Estilhaços”, Luís Fernando Amâncio traz os instantes decisivos do cotidiano de personagens comuns que fazm parte do cotidiano das cidades, nos quais as vidas destes personagens se estilhaçam e se reconstroem.

Além de apoiar o trabalho literário dos Técnicos-Adminatrativos em Educação da UFMG, o evento busca promover a integração da comunidade nos intervalos entre atividades através da literatura e da cultura.

Sobre os autores:

Iris da Silva:  É formada em Biblioteconomia, Mestre em Estudos do Lazer e possui especialização em Gestão Estratégica da Informação, todos pela UFMG. Hoje é bibliotecaria na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Desde a juventude gostava de ler e escrever, e, na pandemia, a literatura esteve ainda mais presente em sua vida. Consequentemente, sua criatividade para escrever ficou latente. “Fichas Poéticas” é sua primeira publicação literária, em parceria com Leonardo Renault.

Leonardo Renault: Possui graduação em Biblioteconomia, mestrado e doutorado em Ciênciada Informação, todos pela Escola de Ciências da Informação, na UFMG. Atualmente é bibliotecário da Faculdade de Ciências Econômicas (FACE) da UFMG. Escritor, natural de Belo Horizonte, Minas Gerais. Possui poemas publicados em  diversas antologias nacionais e dois livros dedicados ao gênero: "Aquelas Poesias que Ainda Restam" e o recém lançado “Ficha Poética”, escrito em parceria com Iris da Silva. Além destes, possui os seguintes livros publicados: Divã das divas (contos), O menino que colecionava (infantojuvenil) e A chegada do Rei Arthur (infantojuvenil).

Luís Fernando Amâncio: Luís Fernando Amâncio nasceu em Três Corações, sul de Minas Gerais. Mudou-se para Belo Horizonte aos 17 anos, em 2005, para cursar História na UFMG. Iniciou aí um relacionamento duradouro com a instituição. Concluída a licenciatura, ingressou no mestrado, no Programa de Pós-Gradução em História, que concluiu em 2012, defendendo a dissertação "Ação, logo, Cinema: o engajamento político do movimento de Cinema Novo a partir de sua produção escrita e do filme 'Garrincha, Alegria do Povo' (1963)".  Em 2013, Luís Fernando foi nomeado servidor técnico-administrativo na UFMG. Após trabalhar por anos no Colegiado de Graduação do Curso de Educação Física, exerce atualmente sua função no Memorial Casa de Afonso Pena (MCAP), na Biblioteca da Faculdade de Direito. Como autor de literatura, Luís Fernando publicou três livros: "Contos de autoajuda para pessoas excessivamente otimistas" (2014, pela Editora LiteraCidade), "O voo rasante do pombo sem asas" (2021, pela Isadora Books) e "Estilhaços" (2023, pela Editora Patuá). É também colunista do site Digestivo Cultural, espaço em que publica crônicas.