Prof(a). Christina Faria e aluna de Doutorado da UFMG, Paula Peniche, participam de pesquisa internacional sobre prevenção ao AVC. | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Prof(a). Christina Faria e aluna de Doutorado da UFMG, Paula Peniche, participam de pesquisa internacional sobre prevenção ao AVC.

04/08/2023 | 15:20

Por Sabrina Garcia

A Profª. Christina Danielli Coelho De Morais Faria, do Departamento de Fisioterapia da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupadcional (EEFFTO) da UFMG, está coordenando a pesquisa intitulada "Development and investigation of the feasibility and efficacy of an intervention program for behavior change and self-management in the stroke secondary prevention: it’s time to act worldwide!". Esta pesquisa conta com a colaboração da Profª Aline Scianni (UFMG), da Profª Lidiane Lima (UFC) e faz parte do doutorado da aluna Paula da Cruz Peniche, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, Paula da Cruz Peniche. 

Este projeto de pesquisa está relacionado à prevenção da recorrência do Acidente Vascular Cerebral (AVC). Cerca de um quarto dos casos registrados de AVC  são recorrentes, o que compromete ainda mais a saúde, funcionalidade e qualidade de vida das pessoas acometidas, além de um aumento em torno de 40% nos gastos com a saúde. 

Diante da importância do tema, o trabalho das pesquisadoras ganhou relevância nacional e internacional. Com o apoio da CAPES e da WUN (Worldwide University Network), a aluna Paula está, desde maio, executando algumas ações do projeto com a equipe de pesquisa da Prof.ª Olive Lennon, que inclui a sua aluna de doutorado Patricia Hall, na University College Dublin (UCD), localizada na Irlanda. Posteriormente, as ações do projeto de pesquisa também serão realizadas na Uganda, sob supervisão da Prof.ª Jane Nakibuuka, da  Makerere University.

A pesquisa leva em consideração os aspectos socioeconomicos de cada país, sendo um de alta renda (Irlanda), um de média renda (Brasil) e um de baixa renda (Uganda), representantes de três continentes (Europa, América e África). Esta é uma características necessárias para ter uma boa proposta para obter financiamento da WUN. 

Cabe destacar que estão abertas as inscrições da edição de 2023 do programa Research Development Fund (RDF) da WUN, que oferece subsídios de até 10 mil libras esterlinas para a promoção de colaborações de pesquisa entre acadêmicos de universidades que integram a WUN, como ocorreu em 2022 com o este projeto de pesquisa coordenado pela Prof.ª Christina Faria . Conforme divulgado pela DRI, as propostas a serem inscritas devem ser primeiramente aprovadas por uma comissão na UFMG e, posteriormente, submetidas à WUN. Os pesquisadores da UFMG que desejem se candidatar devem manifestar interesse até o dia 21 de agosto de 2023, através do formulário que pode ser acessado em aqui.

 

Confira algumas imagens

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Crédito das imagens: Professora Christina Danielli Coelho De Morais Faria e aluna Paula da Cruz Peniche