Jean Henrique e Cris Reis são ouro e prata na Seletiva de Halterofilismo para os Jogos Parapan-Americanos de Santiago – Chile 2023 | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Jean Henrique e Cris Reis são ouro e prata na Seletiva de Halterofilismo para os Jogos Parapan-Americanos de Santiago – Chile 2023

07/08/2023 | 14:04

Por Zirlene Lemos

Integrando pela 1ª vez a Seleção Brasileira de HalterofilismoJean Henrique e Cristiane Reis,juntos do treinador Marcelo Matos, garantiram medalha de ouro e prata na Seletiva para os Jogos Parapan-Americanos de Santiago – Foto: Arquivo pessoal

 

Os paratletas do Halterofilismo do CTE-UFMG, Cristiane Reis e Jean Henrique Pereira Rufino, acompanhados pelo técnico Marcelo Matos, representantes do Brasil na Seletiva de halterofilismo para os Jogos Parapan-Americanos de Santiago, o Chile 2023 Invitational Competition, retornaram com dois pódios e suas marcas fixadas no ranking internacional, aumentando as chances da próxima disputa: o Mundial de Halterofilismo, em Dubai, que acontece de 22 a 30 de agosto.

A primeira medalha veio na quinta (4), com a halterofilista Cristiane Reis, que ganhou prata na categoria até 55Kg, com a marca de 94Kg. Já o halterofilista Jean Rufino, garantiu a última medalha de ouro para o Brasil, ao erguer 190kg em seu melhor levantamento sagrando-se o vencer da categoria até 107kg.

Os atletas cumpriram seu papel e ajudaram o Brasil a encerrar a Seletiva de halterofilismo para os Jogos Parapan-Americanos de Santiago com 16 pódios no total. O País terminou a sua participação com seis ouros, nove pratas e um bronze nos dois dias de disputa do torneio qualificatório. O Brasil contou com 18 halterofilistas na Seletiva, entre aqueles que ainda não possuem marcas internacionais ou buscam melhora de posição no ranking.

Cristiane ReisMarcelo Matos Jean Henrique Pereira Rufino e comemoram os resultados – Foto: Arquivo pessoal

 

O treinador da equipe de halterofilismo do CTE-UFMG, Marcelo Matos, comemerou os resultados.”Encerramos esta competição com excelentes resultados, o objetivo era melhorar as marcas visando uma boa colocação no ranking do caminho para os Jogos Parapan-Americanos de Santiago, que acontecem em novembro”, explica o treinador.

Altetas e treinador seguem para a segunda competição mais importante do ano. “Dia 17 viajamos para SP, onde nos juntamos à Seleção Brasileira e no dia 18 embarcamos para Dubai, para disuptar o Mundial de Halterofilismo, de 22 a 30 de agosto”, disse Marcelo Matos.

Jogos Parapan-Americanos

De acordo com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a obtenção de medalhas na Seletiva não garante a convocação imediata para a competição continental. Segundo os critérios de entrada para os Jogos Parapan-Americanos definidos pelo CPB para a modalidade, serão chamados 20 atletas, de acordo com a posição deles no ranking próprio de acesso à competição.

Em primeiro lugar, serão chamados todos os primeiros colocados do ranking. Em seguida, os segundos colocados, e assim sucessivamente, até serem preenchidas todas as vagas. Há limite de até dois atletas por categoria.

 

Jean Henrique Pereira Rufino é ouro na categoria até 107 kg no Chile – Foto Arquivo pessoal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jean ao lado dos atletas prata e bronze no Chile 2023 Invitational Competition – Foto: Arquivo pessoal

 

Jean Henrique Pereira Rufino é vice campeão brasileiro 2023, na categoria até 107 kg. Paraplégico, é atleta paralímpico do Halterofilismo, treinando no CTE-UFMG desde 2019. Ele conseguiu bater seu próprio recorde de 185kg conquistado em março deste ano, na 1ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa, com 195kg validados, se consagrou vice campeão Brasileiro de 2023 alcançando o índice para o Mundial em Dubai.

 

Cristiane Reis é medalha de prata no Chile 2023 Invitational Competition Foto: Reprodução

 

Cris Reis ao lado das atletas medalha de ouro e de bronze no Chile 2023 Invitational Competition – Foto: Reprodução

A mineira Cristiane Alves Reis, é recordista nacional da categoria até 55kg com a marca de 95kg. A marca anterior pertencia a ela própria, que ergueu 94kg no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa, em abril deste ano, no Centro de Treinamento Paralímpico. Ela representa o SADEVI/MG – CTE-UFMG.

Cristiane tem nanismo e iniciou no halterofilismo em 2019. Acumula 4 medalhas de ouro, em competições nacionais e estreia em uma competição internacional com a Seleção Brasileira da modalidade.

Esporte paralímpico

No halterofilismo paralímpico, competem atletas com deficiência física nos membros inferiores, baixa estatura e paralisia cerebral. Os atletas executam um movimento chamado supino, deitados em um banco. Cada competidor tem três tentativas. O maior peso levantado é considerado como resultado final.

Cristiane Reis e Jean Henrique Rufino, integram o projeto de esporte paralímpico da UFMG. Coordenado pela professora Andressa de Mello, do Departamento de Esportes da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), o projeto integra iniciativa de descentralização do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CRPB). O objetivo é potencializar e desenvolver o esporte paralímpico em Minas Gerais.

No Centro de Referência CTE-UFMG, são ofertas as modalidades de halterofilismo, atletismo, natação e parataekwondo. Mais informações sobre como ser atleta no cte.ufmg.br/cte/.