Ciclo de palestras UFMG Soccer Science discute ensino e prática do futebol | EEFFTO - UFMG

Ciclo de palestras UFMG Soccer Science discute ensino e prática do futebol

08/10/2014 | 18:00

Realizado ontem, dia 07, na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), o ciclo de palestras UFMG Soccer Science discutiu o ensino e a prática do futebol no contexto acadêmico e marcou o lançamento de dois livros da escola, “Temas atuais XV: Olimpíadas” e “O profissional de Educação Física”.

Na abertura do evento, o vice-diretor Herbert Ugrinowitsch ressaltou a necessidade de se discutir o futebol em diferentes contextos e falou sobre a importância das publicações para a unidade. Os professores Franco Noce e Kátia Lúcia Moreira, que trabalharam na organização dos livros, agradeceram aqueles que participaram dos projetos e fizeram uma breve apresentação de cada publicação. “O livro ‘O profissional de Educação Física’ é de grande importância para contribuir com a atuação prática dos profissionais da área”, revelou Franco Noce.

Acompanhados do professor Varley Teoldo da Costa, do Departamento de Esporte da EEFFTO, os convidados João Paulo Medina e Eduardo Tega ministraram suas palestras. Os professores fazem parte da Universidade do Futebol, plataforma virtual que promove e produz conteúdos relacionados a aprendizagem e prática do futebol.

Com a proposta de discutir a forma como alguns conceitos devem ser trabalhados no futebol, o professor João Paulo Medina foi o primeiro convidado a palestrar. O professor, autor de diversos livros e que trabalhou como coordenador técnico e preparador físico em diferentes clubes brasileiros e na seleção, acredita que o futebol deve ser observado a partir de uma visão sistêmica. “Crenças, medos e superstições entram em campo com os jogadores. É necessário fazer um trabalho interdisciplinar para que nada seja desconsiderado”, disse Medina.

Eduardo Tega, formado em Educação Física e Administração de Empresas com especializações na área técnica e de gestão no futebol, apresentou conceitos sobre um plano nacional de reestruturação do futebol brasileiro que está sendo debatido com diversos segmentos de profissionais em todo o Brasil. Este plano tem como objetivo contribuir para a construção de um política de valorização e modernização do futebol brasileiro. “Devemos rever como é feita a formação de atletas e técnicos e entender que diferentes áreas devem ser levadas em conta para uma reformulação”, concluiu o professor.