Grupo Caparaó recebe gestores de Parques Estaduais para Mesa Redonda | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Grupo Caparaó recebe gestores de Parques Estaduais para Mesa Redonda

04/10/2023 | 13:27

Por Sabrina Garcia

Acontece nesta quinta-feira, dia 5 de outubro de 2023, a partir das 18h, mais uma edição do ciclo de debates do Grupo Caparaó. Neste encontro, o grupo realiza uma mesa redonda com gestores e gestoras dos Parques Estaduais de Minas Gerais. Após uma breve fala dos convidados, o debate será aberto para que o público possa realizar perguntas.

O objetivo deste encontro é debater a ocupação dos Parques, uma vez que este tem sido um tema de interesse público, envolvendo perspectivas de políticas públicas, iniciativa privada, educação e lazer. Vamos usufruir da oportunidade de conversar com quem tem atuado diretamente na gestão destes espaços identificando desafios e soluções para sua manutenção e uso.

Conheça os convidados:

  • Aline Gonçalves Silva, gestora do Parque Estadual Sete Salões; 
  • Alex Luiz Amaral Oliveira, gestor do Parque Estadual Mata do Limoeiro;
  • Renilson Batista, gestor do Parque Estadual da Candonga e 
  • Vinicius de Assis Moreira, gestor do Parque Estadual do Rio Doce.

O encontro é gratuito. As inscrições podem ser realizadas pelo Sympla.

Sobre o Grupo Caparaó: Emoção, fruição, contemplação, integração, preservação, educação, risco, turismo, lazer... São tantos os sentidos/valores que permeiam as práticas corporais junto à natureza, como também são diversos os setores e profissionais ligados a elas, que estudá-las, problematizá-las e divulgá-las passa a ser, cada vez mais, relevante, especialmente num momento em que as relações entre ser humano e natureza estão em destaque nas pautas ambientais, educacionais, políticas, sanitárias etc.

Nesse contexto, surge o projeto de extensão Ciclo de Debates – Trilhas do Caparaó, ou Trilhas, como é carinhosamente chamado pelos membros do Caparaó – Grupo de Pesquisa sobre Natureza (CNPq/UFMG), ao qual está vinculado. 

O projeto, mobilizado pela temática da natureza, busca promover encontros interdisciplinares de formação, em diálogo com ações de pesquisa, ensino, extensão e/ou administração, para um público diversificado. São convidados profissionais, estudiosos, gestores e praticantes de práticas corporais junto à natureza para rodas de conversa online ou híbridas, abertas aos interessados.