Aprovada oferta de disciplinas de formações transversais na graduação | EEFFTO - UFMG

Aprovada oferta de disciplinas de formações transversais na graduação

13/10/2014 | 14:00

As formações transversais, conjuntos de seis disciplinas tematicamente articuladas que totalizam 360 horas-aula e resultam em uma competência específica, acabam de ser aprovadas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). A nova modalidade de oferta de disciplinas deve ter início no próximo semestre, prevê o pró-reitor de Graduação, Ricardo Takahashi. Segundo ele, será constituído comitê que vai articular um elenco de alternativas de formações transversais, a serem disponibilizadas a partir de 2015.

O pró-reitor explica que o objetivo geral das formações transversais é o de afirmar uma concepção de universalidade como fundamento do ensino de graduação. Em sua opinião, “o que se aprovou, de fato, foi a sinalização de que os estudantes devam ter acesso a temáticas que ampliem seu horizonte da percepção do mundo, constituindo um repertório de elementos estruturantes da interpretação da realidade fundamentados no conhecimento”. Essa linha de formação, que “escapa aos limites do adestramento profissional, deverá ser um espaço compartilhado por estudantes de todos os cursos, passando a fazer parte da identidade do egresso da UFMG”, ressalta.

As disciplinas das formações transversais são prioritariamente de caráter inter, intra e transdisciplinar, e serão oferecidas livremente nas unidades acadêmicas até mesmo em grandes áreas do conhecimento diferentes daquela à qual o curso do aluno está vinculado.

Cada formação transversal pode ser entendida como um pequeno "curso", que seguirá em paralelo com o curso de origem do estudante, explica Takahashi. Ao se matricular em um bloco de disciplinas transversais relacionadas à temática dos direitos humanos, por exemplo, um aluno da grande área das Ciências Exatas e da Terra e Engenharias vai cursar também disciplinas das Ciências Humanas e das Ciências Sociais Aplicadas.

Redação: Cedecom