Durante o mês de novembro, EEFFTO recebe ações do Novembro Negro promovido pela UFMG | EEFFTO - UFMG

05/12/2023 | 17:33

Por Bruce Friche e Sabrina Garcia

Novembro é o mês da consciência negra, celebrado no dia 20. Para enfatizar a necessidade de pensarmos e lutarmos em torno das questões que envolvem as negritudes, a Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG realizou o evento: “Conscientizar para Mudar: a Negritude na Universidade”. O evento, que integra as ações do “Novembro Negro” proposto pela universidade, traz  debates que têm como objetivo discutir a presença de pessoas negras nos diferentes espaços da universidade. Ao todo foram realizados três encontros nos dias 16, 28 e 29 de novembro no prédio da unidade.

A primeira atividade do evento aconteceu no dia 16, com uma roda de conversa entre graduandos, mestrandos, e doutorandos da EEFFTO que envolvam em suas pesquisas temas relacionados à negritude. Na roda foram apresentadas pesquisas desde o âmbito esportivo, como o espaço e dificuldades vivenciadas pelas pessoas negras no Tênis, até o âmbito da saúde, como a suposta diferença de tolerância à dor entre pessoas negras e brancas.

Na manhã do dia 28 de novembro foi realizado o seminário sobre Dança Afro-brasileira com Evandro Passos, Mestre em Artes Cênicas, ator, profesor de dança afro e pesquisador em cultura Afro-brasileira, buscando compreender a cultura africana e as influências sobre a sociedade brasileira. No encontro, Evandro proporcionou ao público conhecimentos e reflexões sobre a dança afro-brasileira, “matriz de expressão corporal de tantas outras danças afrodiaspóricas”, como aponta a professora do Departemento de Educação Física, Elisângela Chaves.

A tarde do dia 29 de novembro, último dia do evento, foi marcada pela palestra sobre Ações Afirmativas na UFMG, com a Profª. Nilma Lino Gomes, pedagoga, pesquisadora, professora e ativista social, com foco em práticas pedagógicas e epistemológicas que combatam o racismo e a desigualdade racial na escola e na universidade. A palestra teve sua abertura com a apresetação do grupo de pesquisa Edudança. Logo em seguida os responsáveis pela organização, Danilo Ramos - doutorando e Secretário do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer (PPGIEL) -  Prof.ª Elisângela Chaves - Doutora em Educação Física e líder do grupo de pesquisa Edudança -  Prof. Gustavo Côrtes - Diretor da EEFFTO - e César Castilho - Pós Doutor em Estudos do Lazer pela EEFFTO - agradeceram a presença de Nilma.

Durante sua fala, Nilma apontou a necessidade de trazer para o meio acadêmico saberes ancestrais relacionados às culturas e religiões africanas, visando uma formação academica mais diversa e decolonial. Além disso, também foi levantada a problemática sobre a não aceitação de conhecimentos que não sejam feitos nos moldes tradicionaisd de pesquisa como referências para artigos científicos, como saberes difundidos em comunidades africanas por meio da oralidade. Ao fim da palestra Nilma foi aplaudida de pé por todos os presentes.

O evento “Conscientizar para Mudar: a Negritude na Universidade” se faz de extrema necessidade para dar voz a assuntos negligenciados na sociedade acadêmica, com o intuito de que essas problematicas não sejam debatidas apenas durante o mês de novembro, e sim ao longo de todo o ano. Visando, não só a inclusão, mas também a permanencia do estudante negro na universidade como algo menos desafiador. Uma vez que socialmente esses alunos já se vêm repletos de barreiras e desafios a serem superados, a acessibilidade ao meio acadêmico não pode ser mais um.