Programa Envelhecimento Ativo realiza excursão para o Insituto Inhotim | EEFFTO - UFMG

Programa Envelhecimento Ativo realiza excursão para o Insituto Inhotim

05/12/2023 | 17:54

Por Sabrina Garcia

Na útlima quarta, 22 de novembro, alunos e alunas do Programa Envelhecimento Ativo, projeto de extensão da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG, realizaram  visita ao Instituto Inhotim, localizado em Brumadinho, região metropolina de Belo Horizonte (MG). Ao todo, foram quase 100 idosos que puderam  conhecer algumas instalações de importantes nomes da arte contemporânea, além de estar perto da flora do espaço, que conta com mais de 4 mil espécies de plantas de todos os continentes. O passeio integra a missão do PEA: promover qualidade de vida para pessoas com mais de 45 anos, através da atividade física e ações sociais e culturais.

Vanda Custodio é aluna de Ginástica Livre do Programa. Servidora aposentada da UFMG, ela conta que essa foi sua segunda visita ao museu. Vanda conta ainda que se divertiu muito, porque estava na companhia dos colegas e da equipe. Para ela, não há dúvidas: a variadade botânica de Inhotim com certeza foi o que mais chamou sua atenção. Já para Maria das Graças Couto, irmã de Vanda, o passeio foi a primeira visita ao museu. Ela completa, afirmando que com certeza faria uma nova visita ao local.

O Programa Envelhecimento Ativo é também uma oportunidade para que os estudantes dos cursos de graduação da EEFFTO e de outras instituições possam colocar em prática os conhecimentos desenvolvidos em sala de aula. Natália Davi Ramos é aluna do 8º período do curso de Terapia Ocupacional da UFMG. Ela participa das atividades do Programa desde 2021 e atualmente é coordenadora da comissão de eventos. Segundo Natália, o desejo de realizar a visita ao Inhotim surgiu no primeiro semestre de 2023, mas devido a complexidade da ação, ela e os demais membros da comissão decidiram deixar as atividades para o segundo semestre.

Para conhecer as possíveis rotas de visitação e atender as demandas de um público tão diversos quanto os alunos e alunas do PEA, os estudantes de graduação que integram a equipe do projeto realizaram previamente uma visita técnica ao espaço. Natália conta que cresceu muito por conta da organização. Aprendeu a entender melhror os desafios do seu público, além de ser mais organizada e atenta aos detalhes. Outra preocupação da equipe foi a condição física dos alunos e alunas do projeto, diante do calor e do cansaço pela caminhada.

Alan Vinicius Silva de Souza, aluno do 4º período do curso de Educação Física - bacharelado,  é bolsista do Programa Envelhecimento Ativo há quase um ano. Sua participação no Programa tem sido marcante para a sua vida profissional. Para Alan a visita ao Inhotim contribuiu muito para o desenvolvimento do seu senso de responsabilidade. Além disso, o estudante afirma que as questões ligadas à organização, como os aspectos administrativos e o relaiconamento com os prestadores de serviço são, sem dúvidas, os pontos que mais lhe marcaram na visita.

Jefferson Eustáquio Fonseca, aluno de graduação do curso de Educação Física e bolsista do Programa Envelhecimento Ativo faz uma avaliação positiva do evento. Ele afirma que apesar de contar com uma equipe pequena, responsável pelos mais de 100 idosos que comapreceram ao museu, a visita foi um sucesso pelo engajamento e pela articulação da equipe envolvida. Realizar excurssões com os participantes faz parte da rotina do Programa e tem como objetivo incentiver que idosos e idosas explorem Belo Horizonte e outras cidades, comprovando que a idade não é um fator limitante para vivenciar novas expericências.

Sobre o Programa Envelhecimento Ativo: criado em 1992 a partir das demandas da comunidade externa acerca de orientações para realização de atividades físicas, o Programa Envelhecimento Ativo tem como principal objetivo promover à população com mais de 45 anos aulas de diferentes modalidades esportivas, além do contato com profissionais multidisciplinares da UFMG e de outras universidade parceiras. Em contrapartida, o Programa também é um espaço para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão para alunos de graduação e pós-gradução da EEFFTO e de outras instutiuições.