Nota de Falecimento - Hélcio Nunan Macedo | EEFFTO - UFMG

Nota de Falecimento - Hélcio Nunan Macedo

17/01/2024 | 12:55

É com enorme pesar que comunicamos o falecimento de Hélcio Nunan Macedo, servidor aposentado da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG, na manhã  desta quarta-feira, 17 de janeiro de 2024. O velório acontecerá no dia 18 de janeiro, de 8h às 11h, na sala Memorial Colina no Cemitério Parque da Colina (R. Santarém, 50 -  Bairro Nova Cintra).

Hélcio nasceu em Belo Horizonte no ano de 1929. Ingressou na Escola de Educação Física em maio de 1959 e acompanhou acontecimentos importantes da Escola, desde a fundação da sede no bairro da Gameleira até a sua federalização, quando passou a integrar o grupo de unidades da UFMG. Hélcio sempre manteve um bom relacionamento com o corpo docente da instituição. Por isso, pode contribuir para a construção dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Em 1991, após 40 anos de dedicação à EEFFTO, decidiu se aposentar.

Hélcio também se dedicou à sua carreira no voleibol, como atleta do Minas Tênis Clube, como técnico do time de vôlei do Mackenzie nos anos 1950 e 1960, auxiliar técnico da seleção feminina em 1967 e presidente da Federação Mineira de Vôlei de 1975 a 1990. Permaneceu atuante na Federação por muito anos, mesmo após deixar a presidência.

Em setembro de 2019 Hélcio participou do Projeto de Pesquisa e Extensão “História Oral: Produzindo Fontes sobre a Escola de Educação Física da UFMG e os 50 Anos de sua Federalização”, financiado pela Pró-reitora de Pesquisa (PRPq). Na entrevista (que pode ser conferida na íntegra aqui) feita pela profa. Meily Assbú Linhales, Hélcio compartilhou suas memórias do tempo em que trabalhou na EEFFTO e também sobre sua carreira no vôlei.

Deixamos nosso carinho por Hélcio e nos solidarizamos com a dor de todos os familiares e amigos