Dia Internacional da Mulher: quem são as mulheres que nos inspiram na EEFFTO? | EEFFTO - UFMG

Dia Internacional da Mulher: quem são as mulheres que nos inspiram na EEFFTO?

08/03/2024 | 16:08

Vice-Diretora da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG desde 2020, Tânia Lúcia Hirochi é graduada em Terapia Ocupacional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Sua atuação profissional desenvolveu-se majoritariamente no estado de São Paulo. Em Atibaia, trabalhou na área de saúde mental, na Clínica Maxwell Jones. Logo em seguida, foi para São Paulo, onde atuou com neuropediatria na Associação de Assistência à Criança Deficiente, a  AACD. Já no Hospital das Clínicas da USP, trabalhou com reabilitação profissional na divisão profissional do Vergueiro. Felizmente, em 1987 a Tânia Lúcia passou a integrar o Departamento de Terapia Ocupacional da EEFFTO.

Em mais de 40 anos de atuação profissional, a professora afirma que encarou muitos desafios, mas que superou todos eles porque “como toda mulher sou batalhadora”. Rompia com todas as dificuldades que surgiam, mesmo que naquele momento não entendesse que muitos desses percalços surgiram por ser mulher. Acreditava que esses desafios faziam parte do seu trabalho, fosse na sua atuação clínica, fosse nos trabalhos desenvolvidos na universidade.

Hoje ela percebe as desigualdades de gênero: “como vice-diretora eu percebo que é lógico que existem desigualdades de gênero, principalmente no mercado de trabalho”. Na Escola, as discrepâncias são menores. Ainda assim, como ela aponta, nesses 52 anos desde a criação da EEFFTO, apenas 2 mulheres assumiram a diretoria, as professoras Rosa Belma Afonso Viotti (1994 - 1996), Myriam Evelyse Mariani (1997 - 1998).

A vice-diretora explica que os homens sempre foram maioria na Escola, seja como alunos ou como professores. Além disso, as mulheres possuem trajetórias muito individuais: “cada uma faz o seu percurso de vida, muitas de nós tinham filhos pequenos que daí absorveram muito, o que não foi o meu caso”.

Hoje as políticas da universidade buscam dedicar vagas equitativamente para que as mulheres possam crescer em suas carreiras acadêmicas. Infelizmente, nem sempre é possível igualar o número de homens e mulheres que ocupam os cargos na universidade. A EEFFTO tem hoje 6 professoras dedicadas aos cargos administrativos da UFMG.

• Profa. Adriana de França Drummond - Diretora de Políticas de Assistência Estudantil da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis UFMG

• Profa. Ana Cláudia Couto Porfírio Couto - Vice-Diretora do Centro Esportivo Universitário (CEU) - UFMG

• Profa. Daniela Virgínia Vaz - Diretora Adjunta do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFMG

• Profa. Elisangela Chaves - Diretora de Políticas de Ações Afirmativas da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis UFMG

• Profa. Fabiane Ribeiro Ferreira - Diretora de Mobilidade, Estágios e Bolsas da Prograd - UFMG

• Profa. Regina Céli Fonseca Ribeiro - Diretora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFMG

Além das professoras, que cuidam dos pilares principais da universidade: ensino, pesquisa e extensão, existem outras mulheres que trabalharam muito para conquistar o seu espaço na Escola. Naiara e Juliana são Técnicas-Administrativas em Educação e são responsáveis pela Seção de Pessoal e pelo setor de Recursos Humanos da unidade. Além da graduação, ambas se dedicaram a conquistar os títulos de Pós-Graduação. Juliana é formada em Educação Física, na modalidade licenciatura, e Mestre em Estudos do Lazer, pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer da UFMG. Naiara é geógrafa e hoje é aluna do curso de doutorado em educação pela UFOP.

Adriana Júnia é supervisora da equipe de limpeza da EEFFTO e de outras 5 unidades da UFMG. Sai de casa todo dia às 5h da manhã para coordenar as equipes que cuidam do nosso prédio. Ela conta que seu desafio diário é lidar e gerir pessoas. Sua equipe conta com 50 mulheres, que ela coordena com muita dedicação e respeito, sempre em busca de entender as individualidades de cada uma. Viúva, ela criou seus 2 filhos ao lado do marido. Mas hoje, segue a vida sozinha, em busca de alcançar seus objetivos.