CEMEF recebe ciclo de debates com tema “60 anos do Golpe Militar no Brasil: o que a educação física tem a ver com isso?” | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





CEMEF recebe ciclo de debates com tema “60 anos do Golpe Militar no Brasil: o que a educação física tem a ver com isso?”

03/04/2024 | 16:02

O Golpe Militar no Brasil no Brasil completou 60 anos no dia 31 de março de 2024. Protagonizada pelas Forças Armadas, a tomada do poder em 1964 sucedeu-se em 20 anos de Ditadura Militar. Essa supressão da democracia produziu consequências para os mais diferentes campos e setores da vida nacional. 

No âmbito da Educação Física, do Esporte e do Lazer não foi diferente e vários desses efeitos foram tematizados por estudos históricos temporalmente localizados entre as décadas de 1960 e 1980. Com o objetivo de mobilizar fatos históricos que não devem jamais ser esquecidos e, ao mesmo tempo, conhecer as análises que os pesquisadores realizaram sobre seus objetos de investigação, o “Cemef Convida” do primeiro semestre de 2024 terá como tema organizador dos encontros mensais os “60 anos do Golpe Militar no Brasil: o que a educação física tem a ver com isso?”. 

Os palestrantes convidados para esta edição são jovens pesquisadores que em sua maioria, realizaram estudos mobilizando fontes do acervo do CEMEF e de outros centros de documentação, que contribuem para que os rastros da ditadura não sejam apagados.

O primeiro encontro acontece nesta sexta, dia 5 de abril, a partir das 14h no CEMEF. O pesquisador Anderton Taynan Rocha Fonseca fará sua palestra sobre a “Educação Física e ditadura militar: Uma Análise a partir do Jornal Podium (1972-1974).”

Os encontros seguem acontecendo ao longo do semestre, sempre na primeira sexta-feira de cada mês, às 14h no Centro de Memória em Educação Física, do Esporte e do Lazer (CEMEF), localizado na EEFFTO. Haverá emissão de certificado para os participantes.