16/10/2014 | 13:00
Os alunos dos cursos de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional apresentaram, no início desta semana, os projetos de extensão e pesquisa no XVII Encontro de Extensão e XXIII Semana de Iniciação Científica. Ao todo, nos dois eventos que integram a Semana do Conhecimento, foram apresentados 38 projetos de extensão e 70 projetos de pesquisa dos alunos da EEFFTO, abordando os mais variados temas. Os trabalhos com as melhores avaliações serão expostos no saguão da Reitoria, nos dias 16 e 17 de outubro de 2014.
Esta edição do encontro de extensão tem como novidade a mudança no local de apresentação, que passou a ser feita no prédio de cada curso específico, ao contrário das edições anteriores, que tiveram as atividades concentradas na Reitoria e CADs da Universidade. “Isso potencializa o interesse das pessoas da própria unidade”, constatou a pró-reitora adjunta de extensão Cláudia Mayorga, que compareceu ao encontro realizado na EEFFTO. A sub-coordenadora do Centro de Extensão (Cenex), Wanda Proença, também apontou os benefícios dessa mudança. “Dessa vez, percebe-se um envolvimento maior dos alunos. Isso aumenta a capacidade de interação entre os três cursos e a troca de informação entre os projetos”. Os trabalhos de extensão foram apresentados no formato de banner no dia 13 de outubro de 2014, última segunda-feira. A apresentação aconteceu no saguão da Escola e os trabalhos foram avaliados por professores da unidade.
No dia 14 de outubro de 2014, a XXIII Semana de Iniciação Científica na EEFFTO ocorreu de maneira semelhante. Os trabalhos também foram analisados por um grupo de avaliadores, que observaram alguns critérios, tais como a relevância temática das pesquisas e a qualidade da apresentação dos pesquisadores em relação aos respectivos banners. Segundo o professor do Departamento de Fisioterapia e subcoordenador do Núcleo de Assessoramento à Pesquisa (NaPQ), Thales Souza, houve uma evolução dos trabalhos desenvolvidos nas iniciações científicas. “Hoje o evento conta com uma participação maior dos alunos, o que é percebido tanto na quantidade de trabalhos quanto na qualidade deles. Isso confere ao evento um caráter de ‘vitrine do conhecimento’”, enfatiza Thales.
Um dos avaliadores do encontro de extensão foi o professor Guilherme Lage, do Departamento de Educação Física. Ele ressaltou a qualidade dos projetos e o modo como eles são avaliados. “Os trabalhos são avaliados em dois momentos: avaliação do resumo e avaliação da apresentação, feita pessoalmente. Neste segundo momento é levado em consideração a qualidade do pôster, a apresentação do aluno e a relação do projeto com o ensino”.
Confira a relação dos trabalhos selecionados para apresentação na Reitoria.