Professor Admir Júnior foi um dos expositores do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte que aconteceu na última semana | EEFFTO - UFMG

29/05/2024 | 13:16

A 12ª edição do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte (FIQ/BH) contou com a participação do professor Admir Soares de Almeida Junior, do Departamento de Educação Física, entre os artistas selecionados para apresentarem seus trabalhos.

No início de 2023, alguns professores e professoras de Educação Física se reuniram a partir de um convite feito pelo professor Admir para narrarem, contarem “causos” e compartilharem experiências sobre um período bastante crítico na vida de qualquer docente: o início da carreira! O convite feito pelo professor Admir era bastante inusitado: narrar as principais experiências do inicio da carreira em quadrinhos! Isso mesmo! Pois o convite foi aceito por vários professores e professoras! Durante o primeiro semestre do ano de 2023, treze docentes participaram de um curso de extensão universitária, gratuito, oferecido pelo Centro de Extensão (Cenex) da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O curso recebeu o nome de “Docência em quadrinhos: relatos de professores/as de Educação Física” e tinha como objetivo compartilhar narrativas autobiográficas sobre o início da docência, bem como roteirizar e quadrinizar as narrativas docentes. Para o desenvolvimento do curso contamos com a participação e colaboração de Alessandra YppyLê, Line Lemos, Diego Marinho e Natália Sierpinsky! Ao final do processo, foram elaboradas 07 histórias em quadrinhos em que os/as docentes Laura, Izaú, Matheus, Bruno, Pedro, Hamilton e Admir nos apresentam diferentes dilemas, desafios e aprendizagens vivenciadas no início da carreira!