V Simpósio de Nutrição e Treinamento Esportivo acontecerá em agosto na UFMG | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





V Simpósio de Nutrição e Treinamento Esportivo acontecerá em agosto na UFMG

11/07/2024 | 13:23

O V Simpósio de Nutrição e Treinamento Esportivo acontecerá nos dia 23 e 24 de agosto de 2024, na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG.

O principal objetivo do evento é promover a ação multidisciplinar na nutrição aplicada ao esporte e ao fitness. Desta forma, o evento visa promover o encontro de profissionais e estudantes da área da saúde, principalmente da educação física e da nutrição. Pensando neste encontro, a programação do evento foi concebida de forma interdisciplinar, possibilitando o aprendizado e o diálogo conjunto, promovendo o conhecimento comum e coeso.

Para o professor Marcos Zang, coordenador do LAN, as áreas não podem trabalhar paralelamente, de forma separada, e esperar um resultado eficaz. O profissional de educação física precisa entender de nutrição, e o nutricionista precisa entender de treinamento, para que um direcione a atuação do outro, por meio de uma linguagem clara e eficiente. Foi a partir dessa inter-relação que a programação foi elaborada.

Este pensamento interdisciplinar está presente na elaboração da programação do Simpósio desde a primeira edição, em uma das atividades, o professor Marcos Zang palestrou sobre a nutrição e o professor Bruno Pena (professor do curso de Educação Física da UFMG) sobre a periodização do treinamento. Dessa forma, foi enfatizado a importância da atuação conjunta de profissionais de diferentes áreas para potencializar o treinamento de atletas e praticantes de exercícios físicos.

Nas edições passadas, o Simpósio recebeu, de forma equilibrada, estudantes e profissionais, de ambas as formações, educação física e nutrição. Três edições do Simpósio foram organizadas de forma presencial, além de uma edição online durante a pandemia.

Nesta edição, teremos um momento semelhante, em que um professor e uma professora palestrarão juntos, acerca do treinamento na musculação direcionado para as mulheres. Será um encontro da ciência e da prática, de um doutor e uma atleta, para promover a prática do treinamento e da nutrição com base na ciência. Esta palestra será no sábado à tarde e fechará o evento.

Para o professor Marcos, o evento é uma das maneiras que o LAN encontra de atingir uma maior população, de forma moderna e descontraída, levando o conhecimento que produzimos a estudantes e profissionais, para que seja propagado à toda sociedade.
O professor ainda comenta que o LAN reúne estudantes e profissionais, graduandos e doutores, jovens e adultos, da nutrição, da educação física e da fisioterapia. E enfatiza: Somos formados por pessoas apaixonadas pela ciência e pelo exercício físico!

 

SOBRE A PROGRAMAÇÃO

Na abertura do evento, dia 23 de agosto, acontecerá uma mesa redonda acerca da ciência e o fisiculturismo, uma atividade inédita. As principais áreas que atuam diretamente no fisiculturismo terão representantes experts, para discutir de forma multidisciplinar a respeito de uma prática que cresce exponencialmente, e afeta aspectos importantes do fitness e da saúde.

Também, para abrir o evento, na sexta-feira à noite, teremos uma mesa redonda inédita e histórica, acerca da ciência e o fisiculturismo. A mesa será composta pelo professor Marcos Zang, representando a nutrição, enquanto o professor Fernando Lima, da EEFFTO, representará o treinamento. A mesa também recebe o fisiculturista Fernando Maradona, o professor Walter Cavalcante, do ICB, que representará à farmacologia e o médico Guilherme Klein.

No dia 24 de agosto, a programação inicia-se com uma palestra do professor Marco Túlio de Mello, da EEFFTO, sobre o sono e suas influências na composição corporal e no desempenho. E para fechar a manhã de sábado, o professor Marcos Zang palestrará sobre o efeito platô do emagrecimento, suas causas e possíveis soluções para esse forte agente dificultador do emagrecimento.

No intervalo da manhã, haverá expositores da nutrição e do treinamento, que apresentarão aos participantes, o que o mercado possui de produtos e serviços atuais. No intervalo da tarde, haverá um coffee break, que além de repor as energias, permitirá o networking entre as/os participantes e alguns palestrantes.
E desde a terceira edição, o Simpósio promove um pós-evento em bares e/ou casas de show, para gerar momentos de descontração e continuidade do networking, permitindo troca de conhecimentos, opiniões e sorrisos.

 As inscrições para participar do V Simpósio de Nutrição e Treinamento esportivo estão abertas!
Clique aqui para se inscrever.