Trilhas do Caparaó - MARITIMIDADE: UM OLHAR GEOGRÁFICO | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Trilhas do Caparaó - MARITIMIDADE: UM OLHAR GEOGRÁFICO

08/08/2024 | 09:09

Você já parou para pensar sobre o papel do mar em nossas vidas? Em como ele exerce influência sobre o clima, a economia, a cultura, os modos de vida, a organização social e as identidades? A diversidade de interações entre o ambiente natural e as dinâmicas humanas são discutidas a partir do conceito de maritimidade, que é amplo e complexo. Para essa reflexão, convidamos o professor Eustógio Dantas, da Universidade Federal do Ceará - UFC. Eustógio é doutor em Geografia e Planejamento pela Université Paris-Sorbonne e atua na área de Geografia e Estudos multidisciplinares, com ênfase nas temáticas de comércio, emprego informal, maritimidade e urbanização litorânea.

A mediação será realizada pelo integrante do Caparaó André Dutra, professor de Educação Física do Instituto Federal do Maranhão - IFMA Campus Timon, e doutorando em Estudos do Lazer pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer - PPGIEL/UFMG.

Embarque com a gente nesta expedição! A atividade ocorrerá no dia 9 de agosto, sexta-feira, de 14h às 16h, de forma remota, pelo Google Meet. Para participar, basta se inscrever pela plataforma Sympla que o link para acesso será enviado ao e-mail cadastrado.

Conheça mais sobre os nossos convidados: Eustógio Wanderley Correia Dantas

      Lattes:http://lattes.cnpq.br/6921915606995543

André da Silva Dutra:

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/3087681391662734

 

  • SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO DE EXTENSÃO TRILHAS DO CAPARAÓ

Emoção, fruição, contemplação, integração, preservação, educação, risco, turismo, lazer... São tantos os sentidos/valores que permeiam as práticas corporais junto à natureza, como também são diversas os setores e profissões ligadas a elas, que estudá-las, problematizá-las e divulgá-las passa a ser, cada vez mais, relevante, especialmente num momento em que as relações entre a humanidade e a natureza estão em destaque nas pautas ambientais, climáticas, educacionais, políticas, sanitárias etc.

 

Nesse contexto, surge o projeto de extensão Ciclo de Debates – Trilhas do Caparaó, ou Trilhas, como é carinhosamente chamado por integrantes do Caparaó – Grupo de Pesquisa sobre Natureza (CNPq/UFMG), ao qual está vinculado. O projeto, mobilizado pela temática da natureza, busca promover encontros interdisciplinares de formação, em diálogo com ações de pesquisa, ensino, extensão e/ou administração, para um público diversificado. São convidadas pessoas profissionais, estudiosas, gestoras e praticantes de práticas corporais junto à natureza para rodas de conversa online ou híbridas, aberta a toda a sociedade!