NATALIA FRANCO, EGRESSA DO CURSO DE FISIOTERAPIA, FOI AGRACIADA COM A MEDALHA DE HONRA DA UFMG | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





NATALIA FRANCO, EGRESSA DO CURSO DE FISIOTERAPIA, FOI AGRACIADA COM A MEDALHA DE HONRA DA UFMG

09/09/2024 | 09:27

Às vésperas do 97º aniversário de fundação da Universidade, vinte e quatro egressos foram agraciados com a Medalha de Honra da UFMG. Instituída no ano de 2000, a Medalha de Honra UFMG é um momento em que a Universidade homenageia seus egressos e suas egressas a cada quatro anos, com a finalidade de valorizar suas trajetórias e suas inúmeras contribuições relevantes à sociedade e à Universidade.

As/os agraciadas/os são egressas/os indicadas/os pela Reitora Sandra Goulart e pelas unidades da UFMG. Entre as/os vinte e quatro agraciadas/os está Natalia Franco Netto Bittencourt, natural do Rio de Janeiro, que se graduou em Fisioterapia na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, em 2004. Natalia também concluiu na EEFFTO a especialização em Ortopedia e Esportes, além do mestrado e doutorado em Ciências da Reabilitação. Seu artigo publicado durante o doutorado se tornou uma referência na medicina do esporte, com mais de 700 citações internacionais e 65 mil leituras.

Em 2021, concluiu o pós-doutorado na Vrije Universiteit, na Holanda. Natalia é uma referência feminina no esporte, com vasta experiência profissional. Foi coordenadora de uma equipe de 15 profissionais responsáveis pela reabilitação e prevenção de lesões em 1.000 atletas no Minas Tênis Clube e fisioterapeuta da Seleção Brasileira Feminina de Voleibol (Infanto e Juvenil). Fundou a startup PHAST (Physiotherapy Assessment Tool), um aplicativo para avaliação e análise do perfil de risco de lesões no esporte baseado em evidências científicas e na prática clínica. Foi a primeira mulher a coordenar departamentos de saúde de clubes da Série A do Campeonato Brasileiro e é membro da Comissão Científica do Congresso de Prevenção de Lesões do Comitê Olímpico Internacional. Natalia também é diretora da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva e Atividade Física (SONAFE). Atualmente, é Diretora de Performance e Saúde do Esporte Clube Bahia e editora associada do Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy (JOSPT).

    A reitora Sandra Goulart, a fisioterapeuta Natalia Franco, indicada pela EEFFTO, o diretor da unidade, Gustavo Côrtes e o vice-reitor Alessandro Moreira    Foto: Jebs Lima | UFMG 

97 ANOS DE UFMG – À CAMINHO DO CENTENÁRIO

A Universidade Federal de Minas Gerais completou 97 anos em 7 de setembro de 2024, ano que marca o início das comemorações do centenário desta universidade de qualidade e referência regional, nacional e internacional, que, há quase um século, segue comprometida com o projeto de um país mais equânime, democrático e justo.

Em seu discurso na abertura da cerimônia, a Reitora da UFMG, profª Sandra Goulart, falou sobre o que se projeta para o futuro da Universidade sob a perspectiva da completude dos seus 100 primeiros anos:

“No futuro da UFMG, vislumbra-se a expansão da produção do conhecimento científico, tecnológico, artístico e cultural aqui produzido, a articulação com outros saberes e a contínua interação com a sociedade e com as cidades nas quais ela está firmemente inserida”, pontuou. “De nossa parte, no momento em que as cidades se preparam para escolher seus novos gestores municipais e seus representantes, reforçamos o compromisso com uma cidade sustentável e capaz de promover a harmonia entre os interesses econômicos, o respeito à educação e à ciência, o cuidado com as pessoas e os animais, os anseios de sua população e a defesa dos valores éticos que moldaram a história desta Instituição em seus quase cem anos de vida”, finalizou.

Conheça as/os egressas/os agraciadas/os com a Medalha de Honra clicando aqui.

Outros detalhes da cerimônia podem ser conferidos na matéria do Portal UFMG.