10/09/2024 | 17:21
O encontro ocorreu na tarde de terça-feira (10/09) e trouxe como tema "Hacia una Metodología de la Recreación: análisis y métodos de intervención de las prácticas de ocio". A ação, organizada pelo Grupo de Estudos de Sociologia, Pedagogia do Esporte e do Lazer (GESPEL) e do Centro Esportivo Universitário (CEU) sob a coordenação da Profa. Dra. Ana Cláudia Porfírio Couto e do Prof. Dr. Luciano Pereira da Silva, dá início aos trabalhos do XVIII Encontro Internacional Científico OTIUM e do III Colóquio Interdisciplinar em Estudos do Lazer, que começam a partir de quarta-feira na EEFFTO.
No encontro, que contou com momentos expositivos e momentos de práticas de recreação, o Professor Ricardo apresentou aos participantes uma metodologia de trabalho que desenvolveu em sua tese de doutorado.
Em entrevista concedida à Professora Christianne Luce Gomes (EEFFTO/UFMG), o Professor comentou sobre a importância da aproximação internacional entre a UFMG e a Universidad Nacional de Cuyo, considerando o campo da recreação e do lazer:

"Compartilhamos a vivência do conhecimento. Nesse sentido, a internacionalização, é muito boa para a Universidad Nacional de Cuyo, em particular, em que é muito recente a inclusão das discussões sobre lazer e recreação em nossas graduações — inclusive, não existem como graduação, existem como pós-graduações — considero que o caminho trilhado aqui na Universidade Federal de Minas Gerais é um privilégio." (Tradução livre da Assessoria de Comunicação da EEFFTO)
O Professor também apontou desafios contemporâneos para os estudiosos do lazer. Para ele, um dos desafios para os pesquisadores do campo dos Estudos do Lazer é a afirmação do pensamento latino-americano no campo, ou seja, um ócio, um lazer e uma recreação latino-americanos, e não apenas para a América Latina. Reforçou a necessidade de uma atitude anticolonial e, sobretudo, de união latino-americana.
.jpeg)
SAIBA MAIS SOBRE O PROFESSOR RICARDO AHUALLI
Ricardo Luis Ahualli Guevara es oriundo de Mendoza, Argentina, es Licenciado en Educación Física con Orientación Pedagógica y Doctorando en Ciencias Sociales. Docente e investigador en educación superior, actualmente se desempeña como Coordinador de la Diplomatura de Posgrado en Teorías y Prácticas latinoamericanas del Ocio y la Recreación y como Director del Centro de Estudios Latinoamericanos sobre Recreación tiempo libre y ocio, en la Universidad Nacional de Cuyo. Coordina además el Área de Recreación de la Asociación Latinoamericana de Ciencias del Deporte, Educación Física y Danza (ALCIDED, Brasil) y la Comisión de Recreación de la Asociación Internacional de Educación Física (AIEF, Argentina). Es representante institucional por la Universidad Nacional de Cuyo, en OTIUM, (Asociación Iberoamericana de Estudios de Ocio, sede Bilbao). Es integrante de la Red Latinoamericana de Recreación; la Red Nacional de Recreación Argentina y de la asociación “Laberinto Sur” (Mendoza). Co-autor en varios libros, autor de artículos, ensayos y manuales en estas temáticas y del libro “La Recreación como Práctica de la Libertad”.