30/01/2025 | 14:24
O LABORATÓRIO DE PSICOLOGIA DO ESPORTE DA EEFFTO EM PARCERIA COM O MINAS TÊNIS CLUBE LANÇAM O LIVRO “PRÁTICA NA PSICOLOGIA DO ESPORTE”
O Laboratório de Psicologia do Esporte da EEFFTO/UFMG em parceria com o Minas Tênis Clube lançam, neste mês de janeiro, o livro “Práticas na Psicologia do Esporte”. A publicação é um registro de parte do trabalho desenvolvido durante a consultoria em Psicologia do Esporte desenvolvido com sucesso pelo laboratório em parceria com o clube, atletas e profissionais.
Os organizadores destacaram, em entrevista para a Assessoria de Comunicação, que a motivação para a publicação deste livro vem das boas experiências, sistematizações e resultados do trabalho realizado pelo Laboratório de Psicologia do Esporte (Lapes/UFMG), através da consultoria do Prof. Dr. Franco Noce onde reestruturou o setor de Psicologia do Esporte do Minas Tênis Clube que visava a preparação e apoio psicológico dos atletas e profissionais do clube, dos mais diferentes níveis, categorias e modalidades, durante quatro temporadas. Este trabalho evidencia que, além dos aspectos físicos e fisiológicos, o treinamento das habilidades mentais e o trabalho com os aspectos psicológicos para o desenvolvimento da performance e saúde mental dos atletas, assim como o suporte e orientação das equipes técnicas e familiares, é de extrema importância e tende a ser parte fundamental do processo de formação e consolidação da carreira dos atletas.
O professor Dr. Franco Noce é um dos coordenadores do Laboratório de Psicologia do Esporte, é professor do Departamento de Esportes e coordenador do CENEX/EEFFTO, sendo um dos organizadores do livro, comenta:
“Esse livro é um registro de uma ação de extensão, uma consultoria que foi realizada no Minas Tênis Clube por quatro temporadas, de 2019 a 2023, e registra parte do trabalho que foi desenvolvido ao longo deste tempo, no qual nós oferecemos suporte para atletas, treinadores e pais. Um dos objetivos dessa consultoria era desenvolver a psicologia do esporte dentro do Minas Tênis Clube, que é um clube de referência nacional, com atletas que vão desde a categoria de base até o nível internacional e olímpico, formando atletas em um contingente muito significativo. Nós entendemos o componente mental, da preparação mental, das práticas de educação em psicologia do esporte, como fundamentais dentro das Ciências do Esporte para o desenvolvimento tanto da performance, quanto da saúde mental dos atletas.”
Professor Dr. Franco Noce coordenador do Laboratório de Psicologia do Esporte, professor do Departamento de Esportes e coordenador do CENEX/EEFFTO
Cristina Carvalho de Melo, Especialista Educacional do Minas Tênis Clube, pós-doutoranda em Ciência do Esporte pela UFMG, também participou do processo e comenta:
“O Registro desse trabalho é muito importante, pois vai trazer conscientização para as equipes de trabalho sobre a importância de pensar, também, no componente mental e psicológico, não só na parte física. Quem trabalha com esporte já tem esse olhar apurado para esse aspecto físico, porém o componente mental ainda é um pouco enfatizado em alguns momentos. Eu acredito que trazer esse registro do quanto o trabalho contribuiu com resultados positivos, pode gerar consciência para a devida importância da psicologia do esporte contribuindo para a performance e resultados positivos dos atletas em todas as dimensões.”
Iris da Silva, bibliotecária da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG (EFFTO), em conversa com a Assessoria de Comunicação, reafirmou a importância da publicação e da sua inclusão no acervo da escola:
“Trabalhei na produção da obra na parte da associação do ISBN, na organização em si e na confecção da ficha catalográfica. Em nome da biblioteca agradeço imensamente a doação dessa importante obra na seara da psicologia do esporte, que vai enriquecer ainda mais o nosso acervo.”
Um exemplar da publicação foi doado à biblioteca da EEFFTO e está disponível para empréstimos e consultas. A Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional agradece imensamente a doação, desejando sucesso aos organizadores Franco Noce, Amanda Almeida, Cristiane Moreira, João Aversa e Cristina Carvalho de Melo, e que estas práticas ganhem seu devido destaque, sendo multiplicadas cada vez mais.