EEFFTO destaca participação em processo de eliminação e gestão de arquivos na UFMG | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





EEFFTO destaca participação em processo de eliminação e gestão de arquivos na UFMG

27/08/2025 | 17:41

A Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG participou ativamente de mais um processo de eliminação de documentos arquivísticos, em conformidade com as diretrizes do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ). A ação, coordenada pela Diretoria de Arquivos Institucionais (DIARQ), resultou na eliminação de 229,5 metros lineares de documentos de guarda temporária, produzidos por diversas unidades da Universidade, entre março e maio de 2025.

Em um grande compromisso com a sustentabilidade, o processo destinou 8.403,10 kg de papel para a reciclagem, em parceria com a COOMARP – Cooperativa dos Trabalhadores com Materiais Recicláveis da Pampulha, contribuindo para a responsabilidade ambiental e o reaproveitamento de recursos. A EEFFTO também esteve entre as unidades participantes de outro grande processo de eliminação, concluído em março de 2024.

A gestão de arquivos na EEFFTO é fruto da atuação conjunta da Comissão de Desfazimento de Arquivos da Escola e dos estagiários da área, que trabalham sob a supervisão técnica da DIARQ. A Comissão, designada pela Diretoria da Unidade em 2023, é composta pelos técnicos-administrativos em educação Iara Souto Ribeiro Silva (Presidente da Comissão), Danilo Francisco de Souza Lage, e pelos docentes César Teixeira Castilho (Educação Física), Mariana Maia Oliveira Sunemi (Fisioterapia) e Rafael Coelho Magalhães (Terapia Ocupacional). Atualmente, a estagiária Érika Lemos Fonseca, aluna do curso de Graduação em História da UFMG, é quem tem atuado diretamente no tratamento da massa documental da Unidade.

Como parte desse processo de aprimoramento, a Escola recentemente centralizou a guarda de seus arquivos em um novo espaço no terceiro andar, próximo aos Setores Administrativos e à Diretoria. A mudança para a antiga sede do GEFUT, proporcionou um local mais apropriado para a classificação e a guarda permanente de documentos, que no futuro poderão ser consultados como parte da história da EEFFTO.

Em conversa com a Assessoria de Comunicação da EEFFTO, a estagiária Érika Lemos Fonseca reforçou a importância do processo de organização dos documentos da Unidade, uma vez que não havia critérios definidos para o armazenamento e descarte, o que dificultava o acesso por parte de professores e funcionários. Dessa forma, em um trabalho conjunto com a Comissão de análise da Unidade, os documentos serão separados de acordo com sua natureza — entre documentos de atividade-fim e atividade-meio — para, então, serem identificados por códigos e encaminhados ao arquivo permanente ou ao descarte.

Para ler as matérias completas sobre os processos de eliminação de arquivos realizados pela DIARQ, acesse os links: