Estudantes devem preencher a partir de hoje questionário do Enade | EEFFTO - UFMG

Estudantes devem preencher a partir de hoje questionário do Enade

21/10/2014 | 15:00

Alunos que realizarão o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) devem preencher, a partir desta terça, 21, o Questionário do Estudante, que está no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Somente após o preenchimento, cada aluno inscrito no Exame terá acesso ao Cartão de Informação com o endereço do local da prova, que será realizada no dia 23 de novembro.

Estão inscritos os alunos da UFMG concluintes dos seguintes cursos: arquitetura e urbanismo, ciência da computação, ciências sociais, engenharias (exceto engenharia agrícola e ambiental do Instituto de Ciências Agrárias), filosofia, física, história, letras (português), matemática computacional, química tecnológica e sistemas de informação; licenciaturas em artes visuais, educação física e música; e cursos nas modalidades presencial e a distância de ciências biológicas, geografia, matemática, pedagogia e química.

A diretora de Avaliação Institucional da UFMG, professora Cristina Alvim, sugere que os alunos não deixem o preenchimento do questionário para o último dia, para evitar imprevistos, uma vez que a prova do Enade é componente curricular obrigatório, e o preenchimento do questionário, condição para participar.

A professora comenta que os resultados do Enade “somente terão significado para a autoavaliação dos cursos de graduação se os estudantes se comprometerem a participar de forma responsável, conscientes da necessidade de refletirmos sobre nossas práticas pedagógicas”.

Impacto sobre o conceito de curso

Cristina Alvim ressalta que o resultado do desempenho na prova terá impacto sobre o conceito do curso e sobre o modo como o profissional será recebido no mercado de trabalho. Ela lembra que o Ranking Universitário Folha (RUF) 2014, divulgado em setembro, apontou a UFMG como a melhor universidade do país no indicador “ensino”, no qual o Enade é um dos componentes.

A professora Marisa Duarte, diretora adjunta de Avaliação Institucional, enfatiza que o Enade avalia o rendimento dos alunos concluintes em relação aos resultados dos ingressantes, obtidos no Enem. Esses indicadores, em conjunto com outras informações, são utilizados pelo MEC para elaborar índices comparativos das instituições de ensino superior e dos cursos de graduação.

Aplicado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o exame integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado em 2004.

Mais informações no Manual do Estudante Enade 2014.

Redação: Cedecom