24/09/2025 | 17:57
A Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Turismo (ANPTUR), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (EMBRATUR), anunciou os projetos de pesquisa em rede vencedores do Programa de Fomento à Pesquisa Inovadora em Turismo. O resultado foi divulgado durante o XXII Seminário da ANPTUR e X Congresso Latino-Americano de Investigação Turística (CLAIT), realizados na Universidade de Caxias do Sul, de 16 a 19 de setembro de 2025.
Entre os quatro projetos contemplados em todo o Brasil, dois contam com a participação de docentes e discentes da UFMG, vinculados ao Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer (PPGIEL) da EEFFTO: as professoras Christianne Luce Gomes e Ana Paula Guimarães Santos de Oliveira, e os doutorandos Pablo Henrique de Oliveira Moreira e João Lucas de Almeida Campos.
1º lugar – “Brasil criativo, com afeto para você”
Coordenado por Christianne Luce (UFMG) e vice-coordenado por Joice Lavandoski (UNIRIO), o projeto reúne ainda Carla Conceição Lana Fraga (UFJF), Ana Paula Oliveira (UFMG) e o doutorando Pablo Moreira. A pesquisa investiga como a dimensão afetiva associada às experiências gastronômicas em Belém, Belo Horizonte, Florianópolis e Paraty influencia a imagem dessas cidades – todas reconhecidas pela Unesco como Cidades Criativas em Gastronomia – e contribui para estratégias de governança turística. O estudo articula Turismo e Neurociências, consolidando uma abordagem pioneira no campo do “Neuroturismo”.
4º lugar – “Turismo cinematográfico e soft power”
Coordenado por André Perinotto (Universidade Federal do Delta do Parnaíba) em parceria com Christianne Luce (UFMG), o projeto reúne Nathália Körössy (UFPE), os doutorandos João Lucas Campos (UFMG) e Leylane Martins (UFRN), e o mestrando Allisson Silva (UFPE). A proposta busca sistematizar conhecimentos sobre turismo cinematográfico e propor diretrizes estratégicas para posicionar o audiovisual brasileiro como ferramenta de soft power e atração turística internacional.
Cada projeto contemplado receberá R$100 mil em financiamento, reforçando a relevância da UFMG na produção de conhecimento científico inovador sobre turismo e lazer.
Mais informações:
EMBRATUR – Ciência no Turismo
ANPTUR