CEMEF promove palestras sobre arquivos pessoais | EEFFTO - UFMG

CEMEF promove palestras sobre arquivos pessoais

21/10/2014 | 15:20

A professora Luciana Heymann, da Fundação Getulio Vargas (FGV), vai ministrar, nas próximas quinta e sexta-feira (dias 23 e 24), duas palestras sobre o tema arquivos pessoais. A promoção é do Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (Cemef), vinculado à Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, e do Colegiado do Curso de Arquivologia da Escola de Ciência da Informação (ECI).

Na quinta-feira, a partir das 19h, no Auditório Azul da ECI, campus Pampulha, Luciana Heymann vai falar sobre Os arquivos em questão: novas abordagens, antigas tradições. Logo após, será lançado o livro Arquivos pessoais: reflexões multidisciplinares e experiências de pesquisa, organizado pela pesquisadora e publicado pela Editora FGV.

Na sexta-feira, às 14h, ela vai abordar Arquivos pessoais em perspectiva etnográfica: questões para a pesquisa histórica, na sala multiuso do Cemef, também no campus Pampulha.

Luciana Heymann é professora da Escola de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais, ambos ligados ao Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getulio Vargas (CPDOC/FGV). Com longa experiência no campo da documentação, tem atuado junto a entidades da área arquivística, como o Conselho Nacional de Arquivos (Conarq) e o Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da Unesco. Desde 2013, é editora da revista Estudos Históricos, com Bianca Freire-Medeiros e Verena Alberti. Desenvolve pesquisas no campo da sociologia da memória, investindo sobre os processos sociais de construção e institucionalização de acervos privados como patrimônio público e sobre políticas memoriais e usos do passado em contextos de luta por direitos.

As palestras são abertas ao público, e não há necessidade de inscrição. Mais informações pelo endereço cemefufmg@gmail.com e pelos telefones (31) 3409-2396 e 3409-5226.

Redação: Cedecom