I Fórum Edudança reúne palestras e oficinas na EEFFTO | EEFFTO - UFMG

I Fórum Edudança reúne palestras e oficinas na EEFFTO

28/10/2014 | 17:00

Promover o diálogo entre professores de Educação Física na área de dança, foi este o objetivo do I Fórum Edudança, que aconteceu na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional entre os dias 23 e 25 de outubro. Ao todo, 81 alunos participaram do evento e a boa recepção aponta perspectivas para as futuras edições, é o que afirma a professora Elisângela Chaves, uma das organizadoras do fórum. “Planejamos um evento pequeno e mais voltado para os acadêmicos da unidade, mas que teve uma boa adesão e trouxe esse intercâmbio do diálogo entre professores atuantes da área”, avaliou Elisângela.

Promovido pelo grupo de pesquisa Edudança, coordenado pelos professores Gustavo Côrtes e Elisângela Chaves, o evento contou com mesas-redondas, palestras e oficinas. As atividades do Fórum foram abertas com as apresentações dos grupos Sarandeiros mirim e pré-mirim do Colégio Santo Agostinho e do Grupo Rosários, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). “Conhecemos o Sarandeiros por meio do projeto realizado no colégio e o trabalho deles é muito interessante”, revelou Sandra Alves, avó de um dos alunos que participou da apresentação.

Após a apresentação, o tema Educação Física, dança e formação de professores em Minas Gerais foi discutido na mesa-redonda moderada pela professora Elisângela Chaves, do departamento de Educação Física. Na ocasião, estiveram presentes professores de diferentes escolas e universidades.

O segundo dia foi iniciado com apresentação do grupo Sarandeiros. Em seguida, foi realizada uma mesa-redonda sobre Relatos de experiências: práticas docentes da dança na escola. “É importante o processo de ensino e aprendizagem da dança no ensino básico”, ressaltou Rosiane Roscoe, professora de educação física e coordenadora do Grupo de Danças Populares Gaivotas. A mesa contou com educadores de outras instituições e foi moderada pelo professor Gustavo Côrtes, do departamento de Educação Física da EEFFTO.

Realizada na sala de dança da unidade, a oficina Processos de criação em danças brasileiras foi ministrada pela professora Aline Dias e encerrou as atividades do evento no terceiro dia.

Confira os vídeos das apresentações.