Grupo de estudos da EEFFTO estuda relação entre futebol e torcidas | EEFFTO - UFMG

Grupo de estudos da EEFFTO estuda relação entre futebol e torcidas

03/11/2014 | 14:32

Com o objetivo de contribuir com a produção de conhecimento sobre futebol e o torcer, o Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas (Gefut) é composto por professores, estudantes de graduação e pós-graduação da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. O grupo propõe um estudo do futebol numa perspectiva sociológica. Dada a importância cultural do esporte e a influência do futebol no cenário econômico mundial, a produção científica acerca do mesmo é de fundamental importância para formulação de políticas públicas no campo do esporte e do lazer.

Coordenado pelo professor Sílvio Ricardo da Silva, o grupo, fundado em setembro de 2006, surgiu a partir de uma demanda do Ministério do Esporte para as universidades brasileiras, para que dessem apoio ao que chamaram de observatório do torcedor: um projeto de verificação do cumprimento do Estatuto de Defesa do Torcedor. O professor conta que, pelo seu envolvimento anterior em pesquisas relacionadas ao futebol, incluindo sua tese de doutorado, aceitou coordenar o projeto, que a princípio envolvia os estudantes de graduação. “Desde então o grupo foi crescendo e se tornou essa referência que é hoje”, enfatiza.

Atualmente o Gefut trabalha com pesquisas voltadas para o esporte em Minas Gerais. Problematiza questões como a mercantilização do futebol, como por exemplo, equipes que mudam de cidades ou como a construção do novo estádio do Mineirão, e o impacto disso no torcer. “Fomos a praticamente todos os jogos no Mineirão desde que foi entregue em 2013. Fizemos pesquisas com os torcedores, sobre como eles veem a reforma. Os dados apontam que determinados públicos foram excluídos, pelos preços dos ingressos. Mas isso não quer dizer que públicos de maior poder aquisitivo passaram a frequentar o estádio”, comenta o professor.

Além das pesquisas, o Gefut desenvolve um projeto de extensão desde 2008 - Educação para/pelo futebol enquanto uma manifestação do lazer: o torcer em Belo Horizonte. Este projeto realiza,em escolas públicas e privadas do ensino fundamental e médio de Belo Horizonte, uma série de intervenções que focam no processo de formação de alunos e professores para e pelo torcer.

O grupo de pesquisa é aberto para qualquer estudante de qualquer curso da UFMG. As reuniões acontecem às segundas-feiras, às 18h30. E o programa Óbvio Ululante, que discute futebol a partir de um viés acadêmico, vai ao ar na Rádio UFMG Educativa, às quartas-feiras, 18h.

Confira o blog do Gefut.