Encontro formaliza proposta de creditação curricular das atividades de extensão | EEFFTO - UFMG

Encontro formaliza proposta de creditação curricular das atividades de extensão

05/11/2014 | 13:00

Representantes de universidades públicas de diversas regiões do país se reúnem na UFMG nesta quinta, 6, para a Roda de conversa sobre extensão e creditação curricular. É o terceiro de uma série de encontros que vem discutindo a ampliação do papel da extensão no percurso acadêmico dos cursos de graduação. O encontro acontecerá das 9h30 às 16h, na sala de sessões, 4º andar do prédio da Reitoria, que fica no campus Pampulha.

As discussões anteriores foram realizadas em outubro, na Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e na Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), e funcionaram como espaço de trocas de experiências sobre a oferta de disciplinas de extensão. “Os representantes apresentaram a forma como sua instituição desenvolve a extensão e, principalmente, como fazem a creditação curricular das atividades”, explica Patrícia Carla Oliveira Carneiro, representante da Pró-Reitoria de Extensão da UFMG (Proex) nos dois primeiros encontros.

Nesta terceira edição, o objetivo é formalizar uma proposta referente à creditação curricular das atividades de extensão nas instituições brasileiras. Encerrando a fase de apresentações, os professores José Roberto Pereira e Frederico Mineiro falarão das experiências na Universidade Federal de Lavras (Ufla) e no Instituto de Ciências Agrárias da UFMG (ICA), onde ocupam os cargos de pró-reitor de Extensão e coordenador do Centro de Extensão, respectivamente.

“Eles vão apresentar a ementa e o programa das disciplinas de extensão ofertadas nessas instituições, além de relatar a relação do estudante com as disciplinas e sua contribuição para o percurso do discente”, destaca Patrícia Carneiro. Em seguida, os participantes discutirão questões referentes ao processo de creditação curricular da extensão.

Na parte da tarde, o grupo se reunirá para formalizar documento que será apresentado no 36º Encontro Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex), que acontecerá de 16 a 19 de novembro em Goiânia.

A ideia é que o órgão atue como mediador junto ao Ministério da Educação para que as disciplinas tornem-se obrigatórias em todas as universidades públicas do país, cumprindo assim o disposto no Plano Nacional de Educação, aprovado em junho passado, que determina que 10% das atividades do currículo da graduação sejam destinada à extensão.

Formação completa

Para Patrícia Carneiro, a oferta de disciplinas regulares e a creditação curricular das atividades de extensão impactam diretamente a formação acadêmica do estudante, garantindo que ele exerça os três pilares acadêmicos da universidade: ensino, pesquisa e extensão. “Em algumas universidades, a extensão está dentro de um leque de opções e a participação pode ser ou não creditada. Assim, se o aluno optar por fazer pesquisa durante a graduação inteira, sua formação de certa forma estará incompleta, por não ter se envolvido com a extensão”, argumenta.

Na UFMG, as atividades de extensão são geridas pela Proex e geram oportunidades de creditação. “Aqui 80% dos cursos são flexibilizados, ou seja, os colegiados possuem legislação própria para integralizar e atribuir créditos ao aluno que participa de ação de extensão”, afirma.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-4072 ou no site da Proex.

(Com Assessoria de Comunicação da Proex)

Redação : Cedecom