EEFFTO sedia 11º Seminário Nacional de Dança | EEFFTO - UFMG

EEFFTO sedia 11º Seminário Nacional de Dança

10/11/2014 | 17:10

Com a proposta de discutir a dança no eixo da arte, da educação e da tecnologia, o Programa de Dança Experimental promoveu, entre os dias 05 e 07 de novembro, o 11º Seminário Nacional de Dança. Além de mesas temáticas, palestras e oficinas, o evento contou com mostras de dança e reuniu um público diversificado na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. “É importante discutir ações, pensamentos e saberes construídos tanto pela perspectiva da educação física quanto pela perspectiva artística”, afirma Isabel Coimbra, coordenadora do Programa de Dança Experimental e professora do departamento de Educação Física da EEFFTO.

As atividades do seminário foram iniciadas com a palestra ministrada pela professora Isabel Coimbra. Na ocasião, Isabel traçou um panorama histórico sobre o ensino da dança na educação física no Brasil e atentou para o processo realizado na unidade. Após a palestra, os professores Gustavo Côrtes, Kátia Cupertino e Jomar Mesquita se reuniram para o fórum sobre Cultura popular e arte. “Quando fazemos esse deslocamento do que é próprio da tradição para a forma como esses processos podem ser traduzidos em diferentes trabalhos, contribuímos para novas produções de conhecimento”, revelou o professor Gustavo Côrtes. A conferência Voile Dansante: Andanas Poéticas encerrou o primeiro dia do seminário.

A Construção do Sentido na Dança foi tema do fórum realizado na quinta-feira. As professora Isa Sara Rego, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e Raquel Pires Cavalcanti, da Escola de Belas Artes da UFMG, discutiram sobre as diversas formas de signifcações que podem ser obtidas a partir da análise da dança. Na noite de quinta-feira o seminário contou a conferência Petit mort de Jirí Kylián: segundo centenário de la muerte de Mozart, 1991 ministrada pelo professor da Universidad Auntónoma de Ciudad Juárez, México, Pablo Alonso Herraiz, que apresentou suas pesquisas na área da dança e os diversos âmbitos passíveis de abordagem dentro desse tema, aplicando-os a exemplos em vídeos.

Foram realizados também grupos de trabalho buscando fomentar a discussão de profissionais da área com o público acerca dos diversos aspectos da dança. Entre os assuntos abordados, estavam Dança e Educação; Dança, Linguagem e Tecnologia, bem como Dança, Arte e Performance. Dessa maneira, foi trabalhada a interdisciplinaridade, a anatomia, o uso das tecnologias, as metáforas, o processo criativo, entre outros assuntos, todos relacionados à dança. “O conhecimento é coletivo. Trabalhamos mais com a ideia do professor polivalente, é muito interessante termos essa construção de conhecimento compartilhada. Os diversos pensamentos e as diversas teorias são sempre bem-vindas”, ressaltou Isa Rego. A professora, mestre em dança pela UFBA, também conduziu uma das oficinas sobre vídeodança, que trabalha a fusão do vídeo e da dança. Segundo ela, apesar de muitas pessoas produzirem a vídeodança, ainda existem poucos projetos acadêmicos de mestrado e doutorado sobre o assunto, havendo uma possibilidade muito grande para futuros pesquisadores que queiram se envolver no tema.

Durante os três dias do seminário, mostras de dança foram realizadas após as atividades da manhã. Além de grupos e alunos da EEFFTO, dançarinos de outras universidades foram convidados a participar. Aline Serzedello, estudante da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), se apresentou no último dia e ressaltou a importância da apresentação para o grupo. “É a primeira vez que nos apresentamos em Belo Horizonte. Ter seu trabalho reconhecido numa universidade do porte da UFMG é muito gratificante”, avaliou Aline.

Para as próximas edições, a professora Isabel Coimbra avalia que é necessário adiantar a data das atividades. “Um de nossos objetivos para os próximos seminários é antecipá-los para que mais pessoas possam se beneficiar pelo trabalho realizado pelos professores e organizadores”, pontuou Isabel.

Confira aqui as fotos em nossa galeria e aqui os vídeos da mostra de dança.