Equipe de natação da UFMG conquista medalhas em Jogos Universitários Brasileiros | EEFFTO - UFMG

13/11/2014 | 15:00

A equipe de natação da UFMG participou dos Jogos Universitários Brasileiros (JUB’s) realizados nos dias 29 de outubro a 3 de novembro de 2014, em Aracaju. O JUB’s é a competição universitária de maior prestígio no país e, neste ano, contou com a presença de atletas de renome internacional, como Joana Maranhão e Lucas Salatta. A competição exigiu esforço e foco dos atletas, que obtiveram grande sucesso e voltaram vitoriosos, conquistando medalhas e pódios. A UFMG terminou o JUB’s em quinto lugar geral na categoria feminina, sendo a universidade federal melhor colocada na competição, atrás apenas das instituições particulares UNIP-SP (1º), UNINASSAU-PE (2º), Universo-RJ (3º), UNISUL-SC (4º).

A oportunidade de competirem em nível nacional surgiu na seletiva ocorrida em julho deste ano, através dos Jogos Universitários Mineiros (JUM’s), em que 6 atletas da equipe de natação da UFMG conquistaram o direito de representar o estado de Minas Gerais no JUB’s. A equipe conquistou, no JUM’s o segundo lugar geral com apenas estes atletas. Isso permitiu que Luiza Vieira, treinadora do grupo e graduada em Educação Física pela UFMG, fosse convocada como treinadora da equipe feminina que representaria Minas Gerias nos JUB’s. Romel Corgosinho, também graduado em Educação Física pela instituição, passou a fazer parte da equipe em agosto deste ano e pôde, assim, compor a equipe técnica do estado na mesma competição, como treinador da equipe masculina.

A atual equipe é composta pelos seguintes atletas (classificados para os JUB's):

Camila Reis Cotta - Estudante de Educação Física da UFMG;

Ilka Oliveira Uemtatu - Estudante de Odontologia da UFMG;

Larissa Vieira Pedrosa - Estudante de Educação Física da UFMG;

Natália Lelis Torres - Estudante de Educação Física da UFMG;

Nicolas Henrique Santos Barbosa - Estudante de Educação Física da UFMG;

Thairê Pereira Maróstica - Estudante de Medicina Veterinária da UFMG.

As integrantes da equipe que se classificaram para disputar finais de provas foram:

Camila Reis Cotta:

2º lugar nos 100m costas; 5º lugar nos 200m costas;

Ilka Oliveira Uematu:

8º lugar nos 200m medley;

Thairê Pereira Maróstica:

8º lugar nos 200m peito.

As atletas Larissa Pedrosa e Thairê Maróstica nadaram, juntamente com Camila Cotta e Ilka Uematu, os revezamentos 4x200m livre e 4x100m medley, conquistando a terceira colocação nas duas provas.

A comissão técnica se mostrou orgulhosa com o trabalho realizado e, principalmente, com os resultados obtidos pelos atletas nas competições. Segundo Luiza Vieira, “A participação da equipe de natação nos JUB's, tanto dentro quanto fora da piscina, foi sensacional. O empenho dos atletas foi o maior possível. Como não era diferente por parte da comissão técnica, tal superação era sempre exigida dos nadadores, e eles corresponderam de forma satisfatória.” Luiza também destacou a intensa troca de experiências entre os atletas e a comissão técnica, o que teria contribuído para o sucesso da equipe.

Romel, também treinador, apontou as expectativas para as próximas competições, enxergando nelas uma oportunidade de reconhecimento. “As expectativas são as melhores possíveis. Com esses resultados recentes e com o objetivo de aumentar o número de atletas na Equipe, através de seletivas já agendadas, esperamos poder participar de mais competições e alavancar de vez o nome da UFMG no cenário dos desportos aquáticos no Brasil.”