EEFFTO sedia VIII Seminário do Cemef | EEFFTO - UFMG

EEFFTO sedia VIII Seminário do Cemef

18/11/2014 | 12:00

Homo Sportivus na história: ciência, arte, política e educação foi tema do VIII Seminário do Centro de Memória da Educação Física (CEMEF), promovido entre os dias 12 e 14 de novembro na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO). O evento contou com sessões de comunicações coordenadas, mesas temáticas, exposição e sessões de cinema. “É muito gratificante possibilitar, especialmente aos pesquisadores em História da Educação Física, do Esporte e do Lazer, estes momentos de diálogo, reflexão e problematização do que fazemos”, revelou a professora Meily Linhales, do departamento de educação física da EEFFTO.

A abertura oficial do seminário contou com a presença de Maria Cristina Rosa, uma das coordenadoras do CEMEF, Rita Marques, Coordenadora da Rede de Museus da UFMG, Gustavo Côrtes, chefe do Departamento de Educação e Antônio Braz, professor filiado ao Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG). A mesa foi coordenada pelo professor Tarcísio Vago, que ressaltou a importância da abordagem do papel da Educação Física. “É muito importante o exercício de resgate da história da atividade e, a partir deste seminário, reconhecer sua influência nos aspectos sociais”, disse Tarcísio.

A solenidade em homenagem ao ex-professor e técnico de voleibol Adolfo Guilherme encerrou as atividades do primeiro dia. Além dos professores e alunos da escola, o evento contou com a presença dos filhos e antigos amigos do homenageado. Ao final, os presentes foram convidados a visitar a exposição Á Beira da Quadra, que ficará exposta até o dia 12 de dezembro de 2014. Montada no próprio Cemef, o acervo conta com fotos, vídeos e documentos escritos da vida de Adolfo, além de várias plotagens no chão e paredes com escritos históricos e falas muito utilizadas pelo homenageado. Este ano, Adolfo Guilherme completaria 100 anos.

Com a proposta de expandir a temática Homo Sportivus na história, professores de outras universidades e convidados participaram das mesas temáticas e sessões de comunicações orais promovidas pelo seminário. “É muito importante que possamos, como pesquisadores, partilhar essas atividades com nossos alunos que podem se interessar pela possibilidade de se juntar ao nosso grupo. Ainda são muitas as histórias que merecem ser escritas e contadas”, avaliou a professora Meily.

Confira as fotos do seminário em nossa galeria.