EEFFTO recebe palestra sobre prevenção de quedas na terceira idade | EEFFTO - UFMG  


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EEFFTO recebe palestra sobre prevenção de quedas na terceira idade

21/11/2014 | 17:00

 

Discutir sob diferentes perspectivas a prevenção de quedas na terceira idade, foi este o objetivo da palestra realizada na tarde desta sexta-feira, 21 de novembro de 2014, na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO). Promovido pelo projeto Educação Física para a Terceira Idade, o evento contou com a participação de especialistas e foi marcado pela interação entre o público presente e os palestrantes. “A queda na terceira idade não é um tema simples, é uma das preocupações mais importantes da geriatria”, revelou Adnaldo Cardoso, terapeuta ocupacional graduado pela UFMG.

A palestra foi iniciada pela fisioterapeuta Amanda Leopoldino, que ressaltou os fatores intrínsecos e extrínsecos que levam à queda na terceira idade e apontou recomendações. “É necessário que os idosos passem por avaliações anuais, previnam a osteoporose e, se possível, reduzam o uso de bebidas alcoólicas”, avaliou Amanda. Para a fisioterapeuta, o uso de dispositivos auxiliares como muletas e bengalas não deve ser iniciado sem uma prescrição médica para o tipo e medidas do dispositivo.

Com a proposta de discutir a prevenção a partir da educação física, a professora Michelle Duarte, doutoranda em Educação Física pela Universidade de Madrid, apresentou mudanças de hábitos que o idoso pode aplicar em suas atividades cotidianas. “Quem faz atividade física reduz a propensão a quedas. Realizar exercícios leves de fortalecimento e flexibilidade já podem ajudar bastante”, disse a professora.

Para concluir as apresentações da palestra, o terapeuta ocupacional Adnaldo Cardoso avaliou como manter uma organização adequada em casa e aplicar os conhecimentos acerca do tema contribuem para a prevenção. “É preciso aplicarmos, dia após dia, tudo aquilo de benéfico que aprendemos sobre como prevenir estes acidentes”, revelou. Adnaldo também avaliou a importância de se atrelar o conhecimento à vivência cotidiana.

Ao final, foi aberto o espaço para perguntas e os participantes puderam tirar dúvidas a respeito da temática. “O conteúdo ficou bem explicado e tudo saiu muito bem esclarecido. Valeu demais para mim”, disse Elmio Leal, que participa do projeto Educação Física para a Terceira Idade.