1° Clínica de Mini Tênis é realizada com sucesso | EEFFTO - UFMG

1° Clínica de Mini Tênis é realizada com sucesso

28/04/2015 | 14:10

Promovida pelo Programa Atividade Física e Saúde do Idoso, a 1° Clínica de Mini Tênis foi realizada na manhã do dia 27 de abril, segunda feira, no Centro Esportivo Universitário (CEU). O evento foi realizado com o intuito de apresentar aos idosos tal modalidade e incentivar a prática da mesma, em um ambiente descontraído e adaptado para a realização das atividades.

A Clínica proporcionou ao público a oportunidade de assistir e participar de aulas de mini-tênis, atividades de iniciação à prática, lanche coletivo, além de palestras sobre uso correto de medicamentos, ministrada em parceria com professoras da Faculdade de Farmácia. Os participantes foram auxiliados por bolsistas e por voluntários.

O evento foi planejado ao longo de um ano e contou com o apoio de outras instituições, como por exemplo, a CBT – Confederação Brasileira de Tênis. A confederação e outros parceiros auxiliaram fornecendo professores, staff e material adequado. Foi decidido que o melhor formato para as atividades seria em circuito. Desse modo, divididos em grupos, os idosos participaram de diferentes atividades nas três horas de evento.

"Escolhemos um dia da semana em que o CEU normalmente é fechado à comunidade com o intuito de que os participantes pudessem usurfruir de todos os espaços livremente e colocamos a disposição do evento o setor de enfermagem. Queremos, com essas ações, estimular a prática de esportes e projetos que ajudem a difundir a prática em diferentes faixas etárias", afirmou Rodolfo Benda, diretor do CEU.

A maioria dos idosos presentes já era aluno do projeto, mas a expectativa é de que aqueles que compareceram pela primeira vez se interessem e passem a integrar o projeto. Para Elizabeth Fonseca, 68 anos e Berenice Nascimento, 57 anos, o que mais as agradou foi o fato das atividades da Clínica de mini tênis terem sido ao ar livre. Alunas do projeto Atividade Física e Saúde do Idoso desde o ano passado, ambas gostam de todas as atividades oferecidas e dizem que o diferencial é o carinho e a atenção dos bolsistas.

Paulo Roberto Wildmann, diretor da Wildmann Tênis e representante da CBT – Confederação Brasileira de Tênis, trabalha com o esporte há cerca de 50 anos e se mostrou muito admirado com a iniciativa da Universidade. “A clínica também foi uma oportunidade de difundir a prática dessa atividade. O mini tênis tem uma certa dificuldade, gera desafios aos idosos, porém os riscos e os impactos são reduzidos com as adaptações feitas, as redes mais baixas, o espaço reduzido e o matéria adequado”, afirmou Paulo.

Segundo o professor Franco Noce, coordenador do projeto, o resultado final do evento foi muito satisfatório, pois conseguiu cumprir os objetivos propostos. Espera-se que, com a boa repercussão, seja possível conseguir mais apoio para os próximos e uma adesão ainda maior do público.

O mini tênis está com duas turmas abertas e as aulas terão início em maio de 2015, na EEFFTO. Os interessados devem entrar em contato com o Cenex da nidade através do telefone 3409-2314 ou visitar a sala do Programa Atividade Física e Saúde do Idoso.

Confira aqui as fotos do evento.