Professor Dietmar Samulski é lembrado na EEFFTO | EEFFTO - UFMG

Professor Dietmar Samulski é lembrado na EEFFTO

01/12/2014 | 17:00

Dois anos após seu falecimento, o professor Dietmar Samulski é lembrado por sua contribuição e legado na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO). Na unidade, ajudou a montar a pós-graduação em Ciências do Esporte, esteve presente na formação de diversos acadêmicos e fundou o Laboratório de Psicologia do Esporte (LAPES). “Ele foi um dos precursores da Psicologia do Esporte no Brasil e contribuiu muito para o desenvolvimento da disciplina em âmbito nacional”, destacou o professor Varley Teoldo da Costa, do departamento de esportes.

Doutor pela Universidade do Esporte de Colônia, na Alemanha, Samulski passou a lecionar na EEFFTO ao final dos anos 1980. Além de sua influente e importante participação no meio acadêmico, participou de três olimpíadas e três paralimpíadas juntamente ao Comitê Olímpico Brasileiro.

Professores e demais profissionais que tiveram a oportunidade de trabalhar com Dietmar lembram como o professor dava especial atenção à formação humana. "Mais do que a formação de profissionais, Dietmar era muito preocupado com a formação de pessoas íntegras, honestas. Ele tinha um olhar muito grande para o ser humano”, lembra o professor Varley.

Dietmar Samulski faleceu no dia 1º de dezembro de 2012 em decorrência de um câncer. Mesmo quando se afastou das suas funções acadêmicas devido à doença, Samulski continuava a escrever e trabalhou na edição de um livro. Em 2013, os professores Franco Noce e Varley Teoldo da Costa realizaram um vídeo que homenageia toda a trajetória do professor Dietmar.