Programa Saúde com Ciência aborda cuidados que ajudam no desenvolvimento da fala | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Programa Saúde com Ciência aborda cuidados que ajudam no desenvolvimento da fala

09/12/2014 | 15:00

 

O programa Saúde com Ciência, veiculado pela rádio UFMG Educativa (104,5 FM), discute nesta semana o desenvolvimento da fala. A convidada é a professora Erika Parlato, do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG.

Segundo Erika, a habilidade de comunicação de um indivíduo começa a ser desenvolvida no dia do seu nascimento, por meio da troca de gestos e olhares com os pais. A produção da linguagem da criança, portanto, está ligada ao que ela vivencia em seu entorno. “Em geral, uma criança perto de completar um ano está apta a dar tchau, jogar beijo, bater palma na festa. Isso mostra que ela está entendendo o que a gente fala. Esse é o primeiro passo antes de falar.” Assim, a conversação com o bebê é fundamental para o aperfeiçoamento da linguagem, ou seja, os adultos devem oferecer as palavras. “Às vezes, a gente olha o bebê, pensa que ele não está compreendendo e por isso não estabelece um diálogo”, observa Erika.

No programa de rádio, a especialista oferece dicas para os pais estimularem a comunicação das crianças e ressalta comportamentos prejudiciais a esse desenvolvimento, como o uso de palavras no diminutivo ou achar “bonitinho” a criança falar errado.

O Saúde com Ciência é produzido pela Assessoria de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e tem a proposta de informar e tirar dúvidas da população. O programa é transmitido de segunda a sexta-feira, às 5h, 8h e 18h05. Ele é veiculado também por 84 emissoras de rádio de Minas Gerais, Ceará, Maranhão, São Paulo, Paraná e Estados Unidos. A UFMG Educativa pode ser ouvida também pela internet.