Vinda de delegações olímpicas do Reino Unido reforça laços acadêmicos com a UFMG | EEFFTO - UFMG

18/12/2014 | 16:11

A temporada de treinamentos das equipes olímpica e paraolímpica do Reino Unido será uma oportunidade especial para que se reforcem os laços entre universidades britânicas e a UFMG, afirmou nesta manhã, em visita à Reitoria, o diplomata Archie Young, diretor para as Américas do Foreign and Commonwealth Office (órgão governamental britânico para as relações exteriores).

“Vamos fortalecer relações em áreas como intercâmbio de estudantes e pesquisas conjuntas, além de estabelecer novas parcerias em áreas diversas com Belo Horizonte e o estado de Minas Gerais”, disse Young, que justificou a escolha destacando a infraestrutura da UFMG – particularmente o Centro de Treinamento Esportivo (CTE) – e da cidade, além do "povo acolhedor".

Archie Young foi recebido pela vice-reitora Sandra Goulart Almeida, que também ressaltou o momento propício para ampliação de parcerias. “A presença dos atletas será fundamental para a divulgação da UFMG no Reino Unido. Muitos de nossos estudantes têm ido para lá, e queremos receber mais estudantes e pesquisadores britânicos, aproveitando a visibilidade proporcionada por essa parceria esportiva e científica”, comentou

O encontro teve a participação do cônsul honorário do Reino Unido em Belo Horizonte, José Antonio de Sousa Neto, do diretor de Relações Internacionais da UFMG, Fábio Alves, da diretora adjunta, Myriam Jorge, e do diretor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Sérgio Fonseca.

CTE

Após a reunião na Reitoria, o embaixador fez uma visita ao Centro de Treinamento Esportivo. As instalações do CTE serão utilizadas especialmente por equipes de atletismo e natação, em temporadas em novembro de 2015, no início de 2016 e no final do primeiro semestre, às vésperas dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Redação: Cedecom