UFMG aprova 14 projetos em edital da Fapemig que associa extensão e pesquisa | EEFFTO - UFMG

UFMG aprova 14 projetos em edital da Fapemig que associa extensão e pesquisa

30/12/2014 | 13:00

Quatorze projetos desenvolvidos na UFMG foram aprovados no edital de Apoio a Projetos de Extensão em Interface com a Pesquisa, da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig). As ações da Universidade vão receber R$ 475.875,32, cerca de 23% dos recursos que serão distribuídos entre instituições de todo o estado.

Entre os projetos contemplados, estão o monitoramento ambiental da qualidade de água do Alto São Francisco, a pesquisa da biodiversidade de fungos da Antártica e o mapeamento de povos e comunidades tradicionais em Minas Gerais. Na área da saúde, foi aprovado projeto do Observatório de Metabolismo e Nutrição (Omenu) para promoção do direito humano à saúde. Na educação, será beneficiado o projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil.

Essa modalidade de edital foi lançada em 2007 pela Fapemig para estimular a ação transformadora dos problemas sociais por meio da pesquisa e estabelecer uma relação maior entre pesquisadores e sociedade. As ações são desenvolvidas por grupos que aliam extensão e pesquisa, compostos por pesquisadores de uma ou mais instituições, desde que reunidos por uma linha de pesquisa multidisciplinar integrada à extensão universitária.

Conheça os projetos da UFMG aprovados:

Mapeamento de povos e comunidades tradicionais em Minas Gerais: visibilização e inclusão sociopolítica

Coordenação: Aderval Costa Filho

Valor: R$ 49.939,26

A UFMG e a experiência de narrar: nós, espaços e tramas comuns a partir de Belo Horizonte

Coordenação: Bruno Souza Leal

Valor: R$ 48.444,73

Observatório de Metabolismo e Nutrição (Omenu) – Promoção do Direito Humano à saúde

Coordenação: Maria Isabel Toulson Davisson Correia

Valor: R$ 35.530,95

Mycoprojector: Projetando a biodiversidade de fungos da Antártica

Coordenação: Luiz Henrique Rosa

Valor: R$ 42.000

Sentidos do nascer: intervenção para mudança de percepção sobre o parto

Coordenação: Bernardo Jefferson de Oliveira

Valor: R$ 32.398,38

Cuidado farmacêutico a cardiopatas chagásicos e não chagásicos atendidos em clínica de anticoagulação do Hospital das Clínicas da UFMG

Coordenação: Maria Auxiliadora Parreiras Martins

Valor: R$ 28.035

Monitoramento ambiental participativo da qualidade de água do Alto Rio São Francisco (MG): o uso de bioindicadores com a comunidade escolar

Coordenação: Marcos Callisto de Faria Pereira

Valor: R$ 43.995

Gestão participativa no manejo experimental de peixes não nativos da Lagoa Carioca, Parque Estadual do Rio Doce - MG

Coordenação: Francisco Antonio Rodrigues Barbosa

Valor: R$ 27.590

Reabilitação com prótese dentária na atenção interdisciplinar à saúde de idosos com sequela de Hanseníase: um trabalho integrado com a Terapia Ocupacional

Coordenação: Raquel Conceição Ferreira

Valor: R$ 32.473,35

Educação e tecnologia a serviço da vida: curando Leucemias - aplicação de citometria de fluxo digital multiparâmetro em imunofenotipagem e avaliação de doença mínima residual para o avanço diagnóstico e prognóstico de leucemias agudas na infância e a adolescência

Coordenação: Walderez Ornelas Dutra

Valor: R$ 44.099,34

A criação do Centro de Documentação e Pesquisa na Área do Envelhecimento: uma proposta de ações integradas com a participação de jovens e idosos (recomendação condicionada)

Coordenação: Sônia Maria Soares

Valor: R$ 21.830,69

Projeto de Extensão Pensar a Educação Pensar o Brasil (1822-2022) em interface com Pesquisa

Coordenação: Luciano Mendes de Faria Filho

Valor: R$ 35.607,62

Melhoramento participativo de milho com enfoque na agrobiodiversidade do semiárido mineiro

Coordenação: Demerson Arruda Sanglard

Valor: R$ 46.728,68

Poder, território e conflito: processos de territorialização e mineração em Conceição do Mato Dentro (MG)

Coordenação: Ana Flávia Moreira Santos

Valor: R$ 30.863,70

Confira a lista completa de projetos aprovados.

Redação: Cedecom