Professor Dietmar Samulski é lembrado com saudade pela EEFFTO | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Professor Dietmar Samulski é lembrado com saudade pela EEFFTO

02/12/2013 | 16:40

Dietmar Martin Samulski é lembrado pela SociedadeBrasleira de Psicologia do Esporte (Sobrape) e homenageado no XV Congresso Brasileiro e VIII Congresso Internacional de Psicologia do Esporte e do Exercício (Conbipe), que aconteceu entre os dias 6 e 9 de novembro de 2013. Neste domingo, 01 de dezembro, completa-se 1 ano de falecimento do ex-professor da EEFFTO. 

Durante o evento, no qual alunos e professores da EEFFTO participavam, Dietmar foi homenageado com um vídeo, e lembrado por quem estava presente. Os professores Franco Noce e Varley da Costa, ambos do Departamento de Esportes, que ministraram palestras no Conbipe, elaboraram o vídeo. Veja a homenagem neste link

"Um profissional eternamente comprometido com o saber científico e com o mundo"

Dietmar foi presidente da Sobrepe (2002-2006) e da Sociedade Sul Americana de Psicologia do Esporte (2006-2011), além de integrante do Conselho Diretor da Sociedade Internacional de Psicologia do Esporte (2001-2005). Durante os Jogos Olímpicos de Atenas (2004) e as Paralimpíadas de Sidney, Atenas e Pequim (2000/2004/2008), trabalhou junto com o Comitê Olímpico Brasileiro na preparação psicológica dos atletas. 

Regina Brandão, atual presidente da Sobrape, relembrou as contribuições deixadas por Dietmar, “Com profundo sentido de profissionalismo e agudo senso crítico, foi agente ativo e eficaz de institucionalização e consolidação da Psicologia do Esporte no Brasil. Dietmar Samulski deixa uma contribuição fundamental em seu processo de construção, ele é considerado um dos mais destacados nomes da área de Psicologia do Esporte”. 

Sobre sua dedicação em ensinar e se aprofundar no conhecimento, Regina falou sobre a excelência de Dietmar em exercer o papel de educador e pesquisador, e acrescentou: “Ao aliar coragem e garra no enfrentamento dos desafios impostos pela vida cunhou também outro traço marcante de sua personalidade, a capacidade de luta e de indignação que faziam dele um profissional eternamente comprometido com o saber científico e com o mundo”.

Em sua passagem pela Escola (1987-2012), Dietmar foi professor titular do Departamento de Esportes e coordenador do Centro de Excelência Esportiva (Cenesp). Ele foi um dos responsáveis pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte e pela inclusão de disciplinas na grade curricular. 

As marcas pessoais também estão na memória dos que trabalharam com ele

Além de seu extenso legado acadêmico e profissional, Dietmar deixou sua marca, e saudades, na Escola por suas características pessoais, de força e respeito, como conta o professor Herbert Ugrinowitsch, do Departamento de Esportes e vice-diretor da EEFFTO. “A vertente pessoal dificilmente será esquecida, principalmente pelos que tiveram a chance de ter um convívio mais estreito. O Dietmar era uma pessoa que ajudava a manter na EEFFTO a lembrança de que é possível haver relações humanas junto com as de trabalho. Nós só estamos reunidos nesta Unidade por causa do trabalho, mas o trabalho com pessoas alegres e que se respeitam sempre pode ser mais leve”.

O professor Laercio Elias Pereira é ex-professor da EEFFTO e trabalhou com o professor Dietmar por muitos anos. “Conheci o Dietmar na Colômbia, no começo dos anos 1980. Começamos aí uma longa amizade, turbinada com muitas ampolas de cerveja depois das partidas de tênis - e muitíssimas outras desculpas. Na UFMG, trabalhando com handebol, o Dietmar me chamou pra organizarmos o Congresso sobre Competição pra Crianças. Gelei. Sempre briguei pra processar professores e pais que exploram crianças com competição esportiva. No fim, como era um congresso organizado pelo Dietmar, foi o melhor congresso que eu participei em que foram feitas propostas sobre o direito da criança brincar. Saudade do Dietmar”, contou o professor Laércio. 

Por mais de duas décadas trabalhando juntos, com amizade e parceria, o professor Emerson Silami, do Departamento de Esportes e diretor da EEFFTO na época em que Dietmar se aposentou, conta que juntos travaram inúmeras batalhas. “Eu poderia me estender indefinidamente falando sobre as importantes realizações do professor Dietmar desde que chegou ao Brasil para trabalhar na EEFFTO”, afirmou o profesor Emerson. Mas deixando o lado profissional de lado, o professor também falou sobre quem era Dietmar, “Leal, honesto, solidário, persistente e visionário. Alemão que se transformou em mineiro, brasileiro e ao Brasil dedicou grande parte de sua vida. Amigo dos amigos e gentil com todos que dele se aproximam. Um lutador que enfrentou os desafios da vida sempre com uma atitude positiva e um nível motivacional elevado”. 

Dietmar Martin Samulski faleceu no dia 01 de dezembro de 2012, em decorrência de um câncer. “Ao ter conhecimento da sua doença, no primeiro instante ficou abatido, o que é normal. Contudo, logo levantou a cabeça e foi à luta incansável, com a determinação de quem amava a vida. Com o seu costumeiro bom humor, determinação e a vontade de sempre levantar o moral do grupo de pessoas da EEFFTO, todos que tiveram a oportunidade de conviver com ele lembram o seu jeito muito mais brasileiro do que alemão de se divertir com a vida. Espero que consigamos levar seu modelo de vida adiante, trabalhando forte para conduzir a EEFFTO a patamares acadêmicos cada vez melhores, mas com uma boa relação entre as pessoas que constroem a EEFFTO”, afirmou o professor Herbert.