1° Campeonato Escolar de Atletismo reúne 600 alunos no CTE | EEFFTO - UFMG

1° Campeonato Escolar de Atletismo reúne 600 alunos no CTE

05/12/2013 | 13:00

Cerca de 600 alunos de diversas escolas em Belo Horizonte participaram do 1° Campeonato Escolar de Atletismo, sediado no Centro de Treinamento Esportivo (CTE). O evento, que aconteceu ontem, 4 de dezembro, contou com a colaboração de alunos voluntários da EEFFTO e integrantes do CTE.

O campeonato ocorreu durante todo o dia e os alunos participaram das provas 75m, 250m, 1000m, salto em distância, salto em altura, lançamento de pelota e arremesso do peso. Com 15 anos, a vencedora do salto em distância, Lidiane Francielle, ficou surpresa com o resultado. “Eu nunca treinei para competições desse tipo, então achei muito legal conseguir o 1° lugar. Tive dificuldade para treinar porque moro longe do CTE, mas gostaria de seguir a carreira de atleta, gosto muito de correr”, afirma.

A vivência do esporte também ensina

Oportunidade de convivências com outras pessoas, disciplina e organização são alguns dos valores que o esporte traz. O professor de Educação Física da Escola Municipal Isabel Nascimento de Matos, Ronaldo Martins, aponta a importância desse tipo de evento para os alunos. “Com estes eventos, o atleta pode vivenciar o esporte de uma forma competitiva, podendo sugar princípios e valor que este oferta. O mais importante é o atleta estar aqui socializando, respeitando o adversário e convivendo com alunos de outras escolas”.

O professor da EEFFTO e organizador do evento, professor Leszek Szmuchrowski, entende que é preciso incentivar os alunos a conhecer outros esportes. “Nós precisamos ter uma sequência dos eventos escolares. No próximo ano temos o projeto de organizar uma liga escolar de atletismo, na qual serão realizadas duas competições por semestre. Com estes incentivos, podemos mudar a educação física escolar, contribuindo com a saúde, educação e disciplina. Já que todo evento esportivo exige educação e disciplina do aluno”, explica.

Desafios

Entre os principais desafios, a professora Cláudia Azeredo, da Escola Edith Pimenta da Veiga, destaca a dificuldade que os alunos tiveram para treinar. “Por não conhecer este esporte e por não termos grande estrutura na escola, os alunos encontraram dificuldade pela diferença das pistas. Aproveitar esta estrutura é fundamental para se interessarem pelo atletismo”.

Entendendo o desafio, Leszek busca contornar os problemas e difundir o esporte na vida destes alunos. “Estes meninos e meninas nunca participaram destas provas, treinaram ou tiveram acesso à pista, este é um dos nossos maiores desafios. Entretanto, acreditamos que a partir destes movimentos naturais eles possam participar das corridas, saltos e lançamentos. Futuramente este tipo de campeonato vai exigir um rendimento maior e conseguiremos detectar talentos e formar atletas”.

Confira a galeria de fotos do evento por aqui.