Atletas de projeto da EFFTO garantem medalhas nos Jogos Mundiais Escolares | EEFFTO - UFMG

Atletas de projeto da EFFTO garantem medalhas nos Jogos Mundiais Escolares

11/12/2013 | 17:00

Durante os Jogos Mundiais Escolares 2013 – Gymnasiade – os atletas Paulo César dos Santos, 17, e Caroline Santiago dos Santos, 15,conseguiram uma medalha de prata e duas de bronze. O evento aconteceu em Brasília, entre os dias 28 de novembro e 03 de dezembro. Ambos fazem parte do Projeto de Extensão de Ginástica Aeróbica da EEFFTO.

Acompanhados pela professora Kátia Lemos, técnica e coordenadora do projeto, Paulo e Caroline representaram a seleção brasileira na Gymnasiade. Eles se juntaram a centenas de atletas de 14 a 17 anos, que representavam 35 países. Juntos, conquistaram a medalha de prata na apresentação em dupla e as de bronze nas individuais.

"Foi muito bom representar o Brasil na primeira vez que os jogos acontecem aqui, e ainda voltar com medalha", afirmou Caroline sobre sua conquista. Já Paulo foi mais além, afirmou ter sido enriquecedor não só para o esporte, mas para a vida. "Foi muito bom, pela experiência e pelo resultado que tivemos. Foi legal conhecer culturas diferentes. E foi também uma forma da gente conhecer pessoas novas e aprender mais".

A professora Katia Lemos destacou a importância desse contato dosFoto:  Ivan Ferreira/MeloGymginastas com um evento de grande porte. "Foi uma experiência única para os atletas. Foi o mais perto dos jogos olímpicos que eles puderam chegar, já que a nossa modalidade ainda não é um esporte olímpico. Eram 35 países, com 8 modalidades esportivas diferentes, culturas diferentes, e eles convivendo com isso. E ainda puderam ver meninos e meninas que tinham os mesmos sonhos que eles", afirmou ela.

"Acredito que a gente está conseguindo transformar a nossa equipe aqui da UFMG como uma escola de treinamento em ginástica aeróbica"

O Projeto de Extensão de Ginástica Aeróbica Esportiva foi fundado em 1996 e desde então tem conquistado muitas medalhas e crescido na EEFFTO. Este ano, em especial, foi marcante devida à ótima campanha feita pela equipe. Foram 6 medalhas de ouro, 2 de prata e troféu eficiência no Campeonato Brasileiro, 4 medalhas de ouro e 1 de prata nos Jogos Panamericanos e 4 medalhas de prata e 2 de bronze na Copa do Mundo.

"Acho que em 2013 tivemos uma das melhores campanhas. A minha equipe é realmente vitoriosa, ganhamos o maior número de medalhas em todas as competições que participamos. Acredito que a gente está conseguindo transformar a nossa equipe aqui da UFMG como uma escola de treinamento em ginástica aeróbica", afirmou a coordenadora do projeto, professora Katia Lemos.

Agora, um dos maiores objetivos do projeto é conseguir patrocínio, para continuar financiando as viagens e competições dos atletas. A professora Katia conta que já teve o projeto aprovado pela lei de incentivo ao esporte, mas ainda aguarda patrocínio. "É preciso captar os recursos até fevereiro, se não perco a licença. Além do desconto do imposto de renda, a gente ainda oferece a utilização da marca dentro da UFMG", afirmou ela.

O projeto atende gratuitamente a jovens matriculados em escolas públicas ou particulares. Eles entram na iniciação sem ser necessário teste. A partir das avaliações semestrais, os alunos que demonstram competência técnica e perfil do atleta, passam para equipe B e posteriormente para a equipe de elite.

O sonho não acaba por aqui

Caroline já faz parte do projeto de ginástica aeróbica a 5 anos, e não pretende parar, "Tenho o sonho de ser atleta e continuar profissionalmente. Quando a ginástica aeróbica se tornar um esporte olímpico, eu tenho o sonho de participar das olimpíadas".

Paulo concordou com a colega, "Eu também tenho o sonho de continuar profissionalmente, e quem sabe mais pra frente fazer faculdade de educação física". Ele, que está há 4 anos no projeto, ainda afirmou "Aqui a gente ganha conhecimento, valores e responsabilidade".

Acesse mais informações sobre a Gymnasíade 2013 no site oficial do evento,neste link.

*Fotos: Ivan Ferreira/MeloGym