Alunos da EEFFTO apresentam seus Trabalhos de Conclusão de Curso | EEFFTO - UFMG

Alunos da EEFFTO apresentam seus Trabalhos de Conclusão de Curso

24/06/2015 | 15:09

Alunos da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) participaram na segunda-feira, dia 22 de junho, de mais uma Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Os trabalhos foram avaliados pelas bancas responsáveis de 08h30 às 17h30. Ao todo, foram 41 trabalhos apresentados.

O Trabalho de Conclusão de Curso é também uma oportunidade para o aluno de graduação desenvolver projetos e pesquisas em áreas de seu interesse, como fez o graduando Luiz Guilherme Lopes, que apresentou o trabalho com o tema “A música nas práticas corporais”. “Fiquei na dúvida no momento de escolher o curso, entre Educação Física e Música. Então tentei atrelar os dois assuntos do meu interesse para o trabalho final e penso também em seguir com um Mestrado na área”, conta o aluno que defende a importância de mais ensino e pesquisa sobre este tema, já que a música está bastante relacionada à Educação Física, principalmente na dança e na ginástica. Outro aluno que apresentou o TCC foi Felipe Moreira. O aluno ressaltou a importância dos laboratórios para o desenvolvimento das pesquisas do trabalho. No caso, Felipe contou com o apoio do Laboratório de Fisiologia do Exercício (Lafise) para o seu estudo sobre o “Conhecimento de termorregulação dos corredores de rua de Belo Horizonte”.

A professora Isabel Coimbra, do Departamento de Educação Física, participou como membro da banca de uma das apresentações e elogiou o desempenho dos alunos. “Os trabalhos estão crescendo muito. Sinto que os alunos estão se envolvendo e se dedicando mais”. Além disso, a professora manifestou a importância dos alunos que apresentarão seus TTC’s em semestres futuros acompanharem as mostras que vêm acontecendo, e também, dos professores de incentivar essa participação. Segundo ela, a experiência ajuda tanto como um aprendizado sobre o tema tratado, como também para o desenvolvimento de novas ideias e questionamentos. Nesse semestre a participação dos alunos foi maior. 185 pessoas assistiram as apresentações, sendo 159 estudantes da EEFFTO, totalizando 443 visualizações de trabalho.

Os 41 TCC’s estavam divididos em 11 áreas de conhecimento:

1- Fisiologia: 9 trabalhos

2- Educação Física Escolar: 3 trabalhos