Pesquisa compara pocorrência de dor lombar em idosos | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Pesquisa compara pocorrência de dor lombar em idosos

22/07/2015 | 15:07

 

Realizada em 2014 no departamento de Fisioterapia da Uiversidade Federal de Minas Gerais, a pesquisa "Estudo Comparativo da Ocorrência de dor lombar entre idosos que realizam exercícios aeróbicos e idosos sedentários" teve como objetivo comparar a ocorrência de dor lombar entre idosos praticantes de atividade física aeróbica e idosos sedentários.

Os voluntários, idosos com idade entre 60 e 75 anos (média = 66,03), foram entrevistados em Unidades Básicas de Saúde e em pistas de caminhada da região Nordeste de Belo Horizonte. Foi aplicado um questionário a respeito de presença e ausência de dor lombar e, nos idosos que afirmaram ter dor lombar, foi aplicada também a Escala de Depressão Geriátrica (GDS). 

Assim, dentre os 190 participantes desse estudo, 44,7% relataram a presença de dor lombar, sendo 36 (37,1%) do grupo de ativos e 49 (52,7%) do grupo de sedentários, havendo diferença estatística entre os grupos. (p=0,041). 

Ou seja, os idosos que praticam atividades aeróbicas apresentaram menor prevalência de dor lombar, quando comparados aos idosos sedentários. Isso permitiu aos pesquisadores inferir que a atividade física aeróbica pode ser coadjuvante na prevenção desse tipo de dor. Além disso, parece razoável pensar que se a pessoa realiza tanto exercícios aeróbicos quanto de fortalecimento, a proteção de dores na coluna será mais efetiva.

A pesquisa foi conduzida sob a coordenação de Anderson Aurélio da Silva, professor da Fisioterapia da EEFFTO/UFMG e realizada pelo alunos Gabriela Dell'isola Caldeira Castelini, Diego Pires da Saúde e Lílian Cristina Duarte de Souza.