Curso de extensão prepara educadores para lidar com deficiência intelectual | EEFFTO - UFMG

Curso de extensão prepara educadores para lidar com deficiência intelectual

15/01/2015 | 13:00

Estão abertas até 25 de março as inscrições para o curso Neuropsicologia da deficiência intelectual e manejo de comportamento, oferecido pelo Departamento de Psicologia da UFMG. As matrículas podem ser feitas no site da Fundep: www.cursoseeventos.ufmg.br/CAE/DetalharCae.aspx?CAE=6422

A iniciativa é destinada a professores da rede pública ou privada de Minas Gerais que tenham contato ou atendam crianças ou adolescentes com deficiência intelectual, e também a estudantes, profissionais e cuidadores das áreas da saúde e da educação (medicina, fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia, enfermagem, pedagogia). Familiares das crianças e interessados no assunto também podem se inscrever.

O curso abordará, entre outros conteúdos, as habilidades sociais educativas para lidar com problemas de comportamento e disciplina, inclusão escolar de crianças e jovens com deficiência intelectual e estresse e adaptação psicossocial de famílias com crianças e jovens com deficiência intelectual.

Ofertado em dois módulos, o curso será dividido em duas turmas independentes. O módulo I –Neuropsicologia das deficiências intelectuais – será ministrado pelo professor Vitor Geraldi Haase e por alunos de graduação e pós-graduação. O objetivo é sistematizar, de forma abrangente, conceitos e métodos referentes ao estudo da neuropsicologia da deficiência intelectual aplicada à educação. Serão abordados aspectos relacionados à aprendizagem e inclusão de crianças e jovens com deficiência intelectual.

O módulo II consiste no treinamento Como lidar com problemas de comportamento em sala de aula?, que será ministrado pelas psicólogas e alunas de pós-graduação Maria Isabel dos Santos Pinheiro, Flávia Neves Almeida e Larissa de Souza Salvador. Direcionada a professores, a atividade fornecerá requisitos básicos para avaliar e formular programas de intervenção relativos a problemas comportamentais em sala de aula.

Módulo I – Neuropsicologia das deficiências intelectuais

Período de realização: 27 e 28 de março

Horários: 27 de março, de 13h às 18h e 28 de março, de 9h às 11h

Local: Auditório Sônia Viegas - Fafich – campus Pampulha

Carga horária: 8 horas/aula

Nº de vagas: 140, sendo 10% reservadas a bolsistas

Investimento: R$ 50 para professores da rede pública de Minas Gerais e estudantes de graduação e R$ 100 para profissionais e estudantes de pós-graduação. Professores e familiares vinculados à Associação Mineira de Síndrome de Williams poderão participar deste módulo gratuitamente.

Módulo II - Como lidar com problemas de comportamento em sala de aula?

Período de realização: 26 a 28 de março

Horário: 26 e 27 de março, de 19h às 22h e 28 de março, de 13h30 às 17h30

Local: Auditório Sônia Viegas, Fafich, campus Pampulha

Carga horária: 10 horas/aula

Vagas: 140, sendo 10% reservadas a bolsistas

Investimento: R$ 210 para professores da rede pública de Minas Gerais, profissionais e estudantes de pós-graduação e R$ 180 para estudantes de graduação.

Redação: Cedecom