Divulgado o resultado do Enem 2014; nota será usada pelo Sisu | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Divulgado o resultado do Enem 2014; nota será usada pelo Sisu

16/01/2015 | 15:00

 

O Ministério da Educação divulgou na noite desta terça-feira, 13, o resultado da edição 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para ter acesso às notas, o candidato precisa acessar a página do Inep.

O resultado do Enem é utilizado como critério de ingresso na UFMG e em outras 127 instituições públicas de ensino superior que aderiram ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Juntas, elas oferecerão, na primeira edição de 2015, 205.514 vagas, distribuídas em 5.631 cursos.

As inscrições para a primeira edição do Sisu 2015, com entrada no primeiro semestre, estarão abertas de 19 a 22 de janeiro. Podem se inscrever apenas os candidatos que participaram do Enem 2014 e que tenham obtido nota superior a zero na redação.

Em 2015, a UFMG oferecerá 6.279 vagas, por meio do Sisu, em seus cursos presenciais de graduação. Desse total, 3.565 serão preenchidas na primeira edição do processo seletivo (entrada no primeiro semestre), nos campi de Belo Horizonte e Montes Claros. As outras 2.714 vagas ficarão para segunda edição (entrada no segundo semestre), apenas na capital.

Ao se inscrever no Sisu, o candidato precisa inserir o número de inscrição e senha usados no Enem 2014. A seleção é automática. Ao final do prazo de inscrições, o sistema classifica os candidatos de acordo com a nota obtida no Enem, levando em conta as opções de cursos e modalidades de vagas (ampla concorrência e reserva de vagas para alunos oriundos de escolas públicas), e indica os selecionados.

Reserva de vagas

O candidato deverá, no ato da inscrição do processo seletivo, fazer opção pela modalidade de vagas à qual deseja concorrer na primeira edição do Sisu 2015. Para este ano, a UFMG reservou, nas duas edições, 2.392 das 6.279 vagas ofertadas em seus cursos presenciais de graduação, o que corresponde a 37,5% do total.

No Vestibular de 2013, quando a UFMG adotou pela primeira vez o sistema de cotas, foram reservadas 912 vagas (13,67%) das 6.670 ofertadas. No ano passado, a Universidade atingiu 25% das cotas, devendo concluir a meta de 50% das vagas reservadas para alunos oriundos de escolas públicas em 2016.

Critérios

Podem concorrer às vagas reservadas os estudantes que cursaram o ensino médio inteiramente em escola pública no Brasil, além daqueles que obtiveram certificação do ensino médio por meio do Enem, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou de testes de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.

Além das vagas de ampla concorrência, são oferecidas quatro modalidades de reserva de vagas que contemplam os seguintes perfis:

- Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras;

- Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras;

- Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda familiar, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras;

- Candidatos que, independentemente da renda familiar, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras.

Mais informações podem ser encontradas no site Sisu UFMG ou obtidas pelos telefones (31) 3409-4162.

Redação: Cedecom