Espaço do Conhecimento UFMG oferece programação especial nas férias | EEFFTO - UFMG

Espaço do Conhecimento UFMG oferece programação especial nas férias

19/01/2015 | 14:00

Até 1º fevereiro o Espaço do Conhecimento UFMG oferece programação gratuita dedicada às férias. As atividades incluem oficinas para crianças e jovens, a exposição temporária Planetário Líquido, o Sarau da Partilha, um dia dedicado aos jogos de tabuleiro, esquetes teatrais, aulas delindy hop com o grupo BeHoppers (BH), entre outras atrações.

Exposição Planetário Líquido (Multiverso)

Até 1º de fevereiro - Terça a domingo, das 10 às 17 horas; quintas, das 10 às 21 horas

Classificação: livre

O Planetário Líquido é um modelo em três dimensões feito com combinações de água, álcool e óleos coloridos por pigmentos fluorescentes. Em globos de vidro, sua constituição fluida e movimentação produzem estrutura análoga à do espaço sideral. O modelo foi desenvolvido por Délcio Almeida e Alexsandro Oliveira com o objetivo de potencializar o ensino de ciências e a divulgação cientifica em ambientes expositivos. No Espaço do Conhecimento, os globos ficarão no Terraço Astronômico, em tendas escuras que receberão iluminação especial.

Esquetes Teatrais no Museu

Até 1º de fevereiro - Terça a domingo, às 11h30 e às 16h30; quintas, às 18h30.

Classificação: livre

Intervenções teatrais desenvolvidas pelo Núcleo Educativo e de Teatro do Espaço do Conhecimento UFMG dialogam com os conteúdos da exposição Demasiado Humano. Nas intervenções, personagens históricos como Charles Darwin e Stanley Miller provocam o público a pensar sobre a construção da ciência e convidam os visitantes a interagir de forma diferente com o museu.

Sarau da Partilha

22 de janeiro, das 19 às 21 horas - A partir de 15 anos

O Coletivo Partilha é composto de poetas, pesquisadores e estudantes ligados às faculdades de Letras e Música da UFMG e a outras escolas de Belo Horizonte. Originado da participação em oficinas de criação literária, o Coletivo mantém grupo de estudo e fomenta publicações de poesia, textos, imagens, eventos e a reflexão sobre ocupações estéticas por meio de plataformas digitais.

Jogos do Conhecimento - Especial Dia Mundial dos Jogos

24 de janeiro, das 10 às 17 horas - A partir de 10 anos

Jogos do Conhecimento é uma ação educativa baseada em jogos (Origens e UFMGames), com o objetivo de aproximar o público de brincadeiras que integram diferentes tradições culturais, proporcionando múltiplas experiências e instigando a curiosidade de crianças, jovens e adultos. No Dia Mundial dos Jogos, 24 de janeiro, os Jogos do Conhecimento ocorrerão durante todo o dia em uma edição especial, com jogos de tabuleiro.

Oficina Espectroscópio

Até 1º de fevereiro

Terças e quintas, das 14 às 15 horas - A partir de 8 anos - 15 vagas por dia

Os ingressos poderão ser retirados na recepção do museu uma hora antes do início da atividade.

Os participantes construirão um espectroscópio para visualizar a dispersão da luz em espectros contínuos e descontínuos, proveniente de diversas fontes luminosas, inclusive o Sol. As raias do espectro descontínuo são provocadas por efeito quântico, que permite inferir sobre a composição da matéria da qual as estrelas são formadas.

Oficina Construção de Planetário Líquido

Até 28 de janeiro - Quartas, das 14 às 15 horas - A partir de 8 anos -15 vagas por dia

Na oficina, Délcio Almeida vai explicar os conceitos que embasaram o desenvolvimento do projeto Planetário Líquido e montará, com os participantes, um modelo em globo de vidro. O objetivo é que os participantes, com base na experiência, possam replicar o modelo em casa.

Oficina Aprendendo sobre o Corpo humano

30 de janeiro, das 14 às 17 horas- A partir de 7 anos - 20 vagas

A atividade será ministrada por oficineiras do projetoArte da saúde, da Prefeitura de Belo Horizonte. Haverá construção de bonecos articulados e produção de desenhos com frases escondidas que serão reveladas às crianças por meio de raspagem.

Aula de Lindy Hop com BeHoppers

Até 24 de janeiro, às 14 horas - A partir de 12 anos - 20 vagas

O lindy hop é uma dança de origem afro-americana, de grande riqueza rítmica, executada ao som deswing jazz. Nasceu no Harlem, bairro negro da periferia de Nova York, nos anos 1920. O estilo pode ser dançado a dois, sozinho, em grupos, nas rodas e também em tempos variados.

Os BeHoppers tem a intenção de promover a cenahopper e o swing jazz em Belo Horizonte. O grupo ministrará uma aula de lindy hop na qual serão ensinados alguns passos simples e noções de improviso e musicalidade.

Redação: Cedecom