Banco do Brasil promove concurso de produtos e técnicas de transformação social | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Banco do Brasil promove concurso de produtos e técnicas de transformação social

11/05/2015 | 14:09

 

 

Estão abertas as inscrições para a 8ª edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil (FBB) de Tecnologia Social, que completa 14 anos em 2015. Concedido a cada dois anos, a premiação tem como objetivo o fomento a práticas inovadoras de transformação social por todo o Brasil, sendo aberta às instituições legalmente constituídas no país, de direito público ou privado e sem finalidades lucrativas. Dessa forma, a FBB busca certificar, premiar e difundir tecnologias sociais já aplicadas e ainda em atividade, em âmbito local, regional ou nacional, que se constituam em efetivas soluções para questões relativas à água, alimentação, educação, energia, geração de renda, habitação, meio ambiente e saúde.

Na edição de 2015, a premiação contará com seis categorias: comunidades tradicionais, agricultores familiares e assentados da reforma agrária; juventude; mulheres; gestores públicos; universidades e instituições de ensino e pesquisa; e tecnologias sociais para o meio urbano.

A seleção das tecnologias sociais de cada categoria observa critérios de inovação, nível de envolvimento da comunidade, transformação social e potencial de reaplicabilidade, e a partir disso, serão indicados 3 finalistas por categoria. Cada 1º colocado será premiado com R$ 50.000,00, e os demais finalistas por categoria receberão R$ 25.000,00. A quantia da premiação dos vencedores será destinada ao investimento em atividades de expansão, aperfeiçoamento ou reaplicação da tecnologia selecionada. Além disso, todas as instituições finalistas receberão um troféu, a ser entregue durante o evento de premiação.

Para a certificação de uma tecnologia social, são analisados os seguintes critérios: estar em atividade há, pelo menos, 2  anos? possuir resultados comprovados de transformação social? estar sistematizada a ponto de tornar possível sua reaplicação em outras comunidades? contar com o envolvimento da comunidade na sua concepção ou ter sido apropriada por ela em seu desenvolvimento ou reaplicação? bem como respeitar os princípios e valores relativos a protagonismo social, respeito cultural, cuidado ambiental e solidariedade econômica.

Para mais informações, consulte aqui o edital. Também podem ser conferidas as instruções para o processo de inscrição no manual disponível aqui. Em caso de submissão de proposta a este edital, é solicitado o encaminhamento de cópia da proposta para o endereço de e-mail dife@proex.ufmg.br, para fins de acompanhamento desta Pró-Reitoria.