32 Anos de Eficiência e Dedicação | EEFFTO - UFMG

32 Anos de Eficiência e Dedicação

27/01/2015 | 14:00

Após 32 anos de serviços prestados, Maria Antônia Couto Gonçalves, também conhecida como “Toninha”, encerrou suas atividades como servidora pública da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO).

A homologação de sua aposentadoria saiu no dia 12 de janeiro de 2014. Desde 1982, quando começou a trabalhar na Escola através de um concurso público para agente de portaria, Toninha passou por diversos setores e acompanhou muitas das transformações sofridas no ambiente acadêmico. “Tinha que dar recados às secretárias, pois não havia telefones nos departamentos. Sou do tempo da datilografia em máquina manual, máquina elétrica, computador com o programa WSPXT, que hoje ninguém conhece. A tecnologia foi evoluindo e tive que acompanhá-la”, recorda Toninha.

Em 1984, Toninha foi aprovada em um concurso interno para agente administrativo, sendo alocada na Seção de Ensino. A partir de então, atuou na secretaria do Cenex, secretaria da diretoria, secretaria do Colegiado de Educação Física, foi chefe da Seção de Pessoal e encerrou suas atividades junto ao Departamento de Fisioterapia. “Era sempre um desafio atuar em setores diversificados, existia aquela insegurança, mas com a minha persistência, vontade de aprender e com a ajuda dos colegas e de vários professores, consegui evoluir”, conta a servidora aposentada.

Nesses quase 32 anos de carreira na EEFFTO, Toninha diz ter conhecido muitas pessoas e feitovários amigos, sendo homenageada várias vezes pelos alunos. Assim como outros colaboradores, gostava de assistir as apresentações que acontecem na Escola, por ser um momento de interação, tanto com os alunos quanto com os colegas de trabalho. Fora do horário de trabalho, aproveitava para fazer aulas de Natação e Hidroginástica, oferecidas na própria unidade. “Convivi com muitos alunos que hoje são professores. Fico feliz em saber que evoluíram muito e que pude ajudá-los de alguma forma em suas trajetórias de estudos” diz Toninha. A professora Ivana Montadon trabalhou junto com Toninha no Colegiado de Educação Física e elogia sua eficiência e dedicação ao trabalho. “Ela tinha um conhecimento muito grande sobre as atividades a serem realizadas e isso contribuiu muito para o bom andamento do colegiado. Os alunos todos tem um carinho muito especial por ela”, completa Ivana.

Em 2012, Maria Antônia poderia ter aposentado, mas resolveu, principalmente com o apoio e incentivo de vários colegas de trabalho, fazer o Curso de Gestão de Recursos Humanos. “Valeu a pena o meu esforço, pois, além de adquirir o conhecimento e novas amizades, pude conhecer novos horizontes e perceber que, quando temos perseverança, podemos chegar à vitória e vencer grandes obstáculos”, conclui Toninha.