Disciplinas de saberes tradicionais são incluídas em ofertas de formação livre | EEFFTO - UFMG

Disciplinas de saberes tradicionais são incluídas em ofertas de formação livre

03/02/2015 | 14:00

Com o objetivo de oferecer uma formação equilibrada entre saberes modernos e tradicionais, a UFMG está incluindo três matérias nas ofertas regulares. As disciplinas Artes e ofícios dos saberes tradicionais: curas e cuidados; Línguas e narrativas: Ingira de Ingoma – africanias; Cosmociências: cinema e pensamento maxacaliserão oferecidas todos os semestres com o objetivo de potencializar a capacidade de criação e a inventividade cultural dos alunos.

"Uma importante inovação nessas disciplinas é que elas serão ministradas por mestres das respectivas comunidades tradicionais, acompanhados por professores parceiros, docentes da UFMG", explica o pró-reitor de Graduação, Ricardo Takahashi. “Assim será possível respeitar o princípio de que os saberes tradicionais devem chegar à universidade pelas mãos dos seus mestres e mestras, que são equivalentes, em seus domínios próprios, aos nossos doutores", complementa.

Abertas a alunos de todos os cursos de graduação, as disciplinas de saberes tradicionais serão oferecidas na modalidade Formação Livre, por meio do Sistema Acadêmico da Graduação (Siga), na terceira fase da matrícula, nos dias 26 e 27 de fevereiro.

A partir do segundo semestre deste ano, elas integrarão nova modalidade de percurso curricular, a formação transversal – “minicurrículos” – em diferentes áreas do conhecimento, que podem ser cursados por qualquer aluno de graduação.

Além dos Saberes Tradicionais, outros conteúdos transversais estão sendo preparados. A partir do momento em que estiverem disponíveis, cada colegiado poderá escolher os percursos que considerarem adequados para integralizar os créditos referentes à formação complementar prevista no currículo.

Redação: Cedecom