Começam amanhã na UFMG atividades de recepção aos calouros estrangeiros | EEFFTO - UFMG

Começam amanhã na UFMG atividades de recepção aos calouros estrangeiros

23/02/2015 | 14:00

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e o Programa Bem-vindo da UFMG realizam de terça a sexta-feira, 24 a 27 de fevereiro, a Semana do Estudante Intercambista. O evento terá programação voltada à recepção dos estudantes estrangeiros que virão à UFMG para realizar um período de estudos no primeiro semestre de 2015.

Com atividades direcionadas à integração dos intercambistas, os alunos serão apresentados ao ambiente universitário da UFMG, à cidade de Belo Horizonte e aos “padrinhos”, que participaram da Campanha de Apadrinhamento para auxiliar os alunos estrangeiros por meio da participação em eventos, auxílio em suas demandas, bem como apresentação das unidades da Universidade e sugestão de programação para finais de semana e feriados. Diferente dos anos anteriores, os estudantes estrangeiros contarão com dois padrinhos ao invés de apenas um, visando propiciar uma melhor adaptação.

Além disso, em conjunto com a DRI, o Programa Bem-vindo será responsável pela adaptação dos intercambistas e pelo suporte aos alunos estrangeiros na inserção nesse novo ambiente ao longo do semestre.

A previsão é de que cheguem à UFMG mais de 100 intercambistas de nacionalidades diversas da América do Sul, América do Norte, Europa e África. Os alunos vêm à Universidade por meio dos programas Escala Estudantil, Erasmus, Marca, Bracol, Brafitec, Programa Escala de Pós-Graduação e também por meio de convênios bilaterais firmados entre a UFMG e instituições estrangeiras.

A programação da Semana do Estudante Intercambista terá início na terça-feira, dia 24 de fevereiro, das 9h às 12h10, com a recepção dos intercambistas no auditório da Reitoria. Das 9h às 9h30 ocorrerá a cerimônia de abertura, com a presença da vice-reitora, Sandra Regina Goulart Almeida, do diretor de Relações Internacionais, Fabio Alves, e da diretora adjunta de Relações Internacionais da UFMG, Míriam Jorge. Das 9h30 às 10h30, a professora Márcia Lousada, coordenadora do curso de Turismo da UFMG e do Programa Bem-vindo, irá proferir a palestra Convivendo e conhecendo a história de Belo Horizonte. Das 10h30 às 11h30, será realizado o credenciamento dos intercambistas e um coffee break.

Das 11h30 às 12h10, o professor Leandro Rodriguez, da Faculdade de Letras, irá proferir a palestra Curiosidades da cultura da língua portuguesa e português como língua adicional. No período da tarde, às 14h, os estudantes se reunirão em frente à Reitoria para um passeio. Eles visitarão os principais pontos turísticos de Belo Horizonte, com uma parada final na Praça do Papa.

No dia seguinte, 25 de fevereiro, os alunos se encontrarão novamente, às 9 horas, em frente à Reitoria, para uma caminhada pela orla da Lagoa da Pampulha. Eles poderão tirar fotos e conhecer a Igreja de São Francisco de Assis, a Casa do Baile e outros pontos que tornaram a lagoa um cartão postal da cidade.

Na parte da tarde, as atividades ocorrerão das 14h às 15h20, no hall da Escola de Engenharia (Bloco III), onde os intercambistas terão contato com seus padrinhos em uma sessão de atividades de interação. Os centros de extensão da Faculdade de Letras, da Escolas de Belas Artes, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional e da Escola de Música apresentarão uma amostra de seus trabalhos.

Outra novidade este ano será a participação da equipe do projeto Ambulatório do Viajante, da Faculdade de Medicina, das 15h20 às 16h. A professora Marise Fonseca, coordenadora do projeto, irá proferir palestra com o propósito de dar informações sobre os cuidados com a saúde. Após essas atividades, das 16h às 17h, os intercambistas participarão de um aulão de forró com a equipe da Universidade de Dança de Salão Rodrigo Delano. Às 17h, as atividades programadas para o dia 25 serão encerradas com um lanche de confraternização com os “padrinhos”.

No dia 26, das 9h às 10h30, a servidora Moema Najjar, do Setor de Intercâmbios, estará no auditório da Reitoria, juntamente com a professora Márcia Lousada, para ministrar palestra A vida acadêmica na UFMG. Das 10h30 às 11h30, Bruna Dias Costa, assistente da Secretaria Municipal Adjunta de Relações Internacionais, falará sobre as oportunidades no programa de voluntariado da Prefeitura de Belo Horizonte.

Das 11h30 às 12h, haverá um momento para os estudantes estrangeiros que já estão na UFMG há algum tempo relatarem suas experiências como intercambistas. Às 14h, será realizada uma prova de nivelamento para o curso de português, oferecido pelo Setor de Proficiência da DRI. Às 17h, está programada uma visita às unidades acadêmicas para que os alunos saibam onde as mesmas se localizam.

Fechando a programação, no dia 27 de fevereiro, os estudantes farão visita aos seus colegiados de graduação junto com seus padrinhos e madrinhas para a realização de matrícula.

Os intercambistas que não puderem participar das palestras durante a Semana do Estudante Intercambista serão orientados posteriormente pelo Setor de Acolhimento da DRI. Mais informações podem ser obtidas no Setor de Acolhimento da DRI, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, via e-mail acolhimento@dri.ufmg.br ou pelo telefone (31) 3409 4401.

Redação: Cedecom