UFMG Conhecimento e Cultura expõe mais de dois mil trabalhos e oferece atividade | EEFFTO - UFMG

21/10/2013 | 15:15

A UFMG recebe, dos dias 21 a 25 de outubro, o UFMG Conhecimento e Cultura, o maior evento acadêmico da universidade, em que bolsistas de graduação, extensão e iniciação científica expõem seus trabalhos. Em sua 22ª edição, o evento, que começou reunindo aproximadamente cem expositores no saguão da Reitoria, hoje congrega 2.090 trabalhos de iniciação científica, 272 de graduação, 672 de extensão, 87 do Programa de Iniciação Científica Júnior, 17 de servidores técnico-administrativos e 46 de pós-graduação, que concorrem ao Prêmio UFMG de Teses. Além disso, a programação conta com palestras, seminários, oficinas, cursos e atividades culturais.

Saúde, esporte e qualidade de vida é o tema deste ano que precede a Copa do Mundo e o futebol permeia as atividades da semana. Na abertura do evento, que acontece na segunda-feira, dia 21, no auditório da Reitoria, Neylor Pace Lasmar, ex-médico da seleção brasileira, profere palestra sobre a influência do esporte na saúde. Na terça, 22, é a vez de Eduardo Pimenta Guimarães, fisiologista da equipe profissional do Cruzeiro, falar sobre técnicas modernas para controle de carga de treinamento de atletas de alto rendimento.

Na Praça de Serviços, durante o horário de almoço, a Blitz da Saúde atende o público de segunda a sexta-feira, oferecendo aferição de pressão arterial, cálculo de índice de massa corpórea e aplicação de questionário sobre o perfil de risco de doenças cardiovasculares.

Caminhada, dança do ventre, ginástica laboral, alongamento, dança de salão com percussão e aula coletiva de ritmos estão entre as alternativas para movimentar o corpo, enquanto a programação também garante entretenimento ao som de música. Entre terça e quinta-feira apresentam-se a orquestra de flautas Flutuar, a banda de música experimental Derivasons, que conjuga elementos cênicos e lúdicos ao show, e o grupo Cataventoré, que entoa referências da cultura popular mineira e nordestina a partir de instrumentos artesanais.

Interação

O UFMG Conhecimento e Cultura envolve a participação direta das unidades acadêmicas. Além da Escola de Educação Física, que realiza atividades interativas de promoção da saúde com a Blitz da Saúde, a Faculdade de Educação promove o Fórum das Licenciaturas, espaço de reflexão e debates. O Instituto de Ciências Biológicas, por sua vez, solicitou a reserva de um dia para a realização de atividades específicas: O Dia do ICB, na quarta-feira, dia 23, em que será abordado o impacto das políticas de inclusão nas universidades federais e a forma como elas repercutem para a mobilidade social e o desenvolvimento do país.

Outras informações e a programação completa do evento estão disponíveis no site

Redação: Cedecom