EEFFTO recebe o II UFMG Soccer Science | EEFFTO - UFMG

EEFFTO recebe o II UFMG Soccer Science

18/03/2015 | 14:00

Com a proposta de debater o controle do treinamento no futebol moderno, a Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) recebeu na última sexta-feira, 13 de março de 2015, o II UFMG Soccer Science. O evento realizado pelo Laboratório de Psicologia do Esporte (LAPES), recebeu um publico de mais de 120 pessoas e contou com a participação de professores da Escola e de profissionais do futebol, atuantes nos principais clubes mineiros.

Além da importância científica do evento, o professor Luciano Sales Prado, do Departamento de Educação Física, também destaca a relevância para os alunos de graduação, de aproveitar momentos como o Soccer Science para se autodesenvolver e construir uma rede de contatos, já que o evento contou com a presença de pessoas de várias partes do país, incluindo pessoas ligadas à CBF, à Federação Mineira de Futebol, professores de universidades e profissionais do futebol de base. “Esse tipo de contato muitas vezes direciona a própria carreira do aluno. É a oportunidade de interagir e fazer deste, um contato promissor”, salienta Luciano.

Coordenado pelo professor Varley Teoldo da Costa, do departamento de esportes, o evento teve como tema principal “O Controle no Treinamento do Futebol Moderno”. A produção do evento foi também, uma alternativa para a aluna de mestrado em Ciências do Esporte, Camila Bicalho, arrecadar verbas para pesquisa, devido ao corte no repasse de verbas para UFMG ocorrido no início do ano.

O evento teve início às 8h30, com a presença do diretor da EEFFTO, Sérgio Teixeira da Fonseca; do vice-diretor, Herbert Ugrinowitsch; do presidente do Conselho Regional de Educação Física, Claudio Boschi e do professor Fernando Vitor Lima, do Departamento de Esportes, compondo a mesa de abertura.

A primeira conferência ficou a cargo do professor Luciano Sales Prado. Para falar do tema “A importância da fisiologia aplicada ao futebol”, Luciano apresentou uma abordagem mais histórica do assunto, tratando também de questões sociais do futebol e complementando com as suas experiências como fisiologista do Clube Atlético Mineiro e de sua pós-graduação na Alemanha. O professor, no início de sua palestra, fez um agradecimento ao ex-professor e diretor da EEFFTO, Emerson Silani Garcia, que muito contribuiu para o desenvolvimento da fisiologia no esporte.

O segundo conferencista foi Roberto Chiari, atual fisiologista do Clube Atletico Mineiro, tratando dos “Parâmetros de controle de cargas no Atlético”. Chiari falou também a respeito da tecnologia implantada do GPS com acelerômetro, que facilitou o controle de carga nos treinamentos do Atlético.

Eduardo Pimenta, fisiologista do Cruzeiro Esporte Clube, foi o terceiro e último conferencista convidado do evento. Pimenta é doutor em genética esportiva e falou sobre “A preparação do Cruzeiro para a temporada de 2015”. O fisiologista aconselha que os alunos de graduação não negligenciem o ciclo básico e para aqueles que desejam investir na área da pesquisa, o campo da genética ainda tem muito para ser explorado. Os três profissionais convidados são ex-alunos graduados da EEFFTO.

Após o encerramento das palestras, foi realizada uma mesa redonda organizada entre os 3 conferencistas e mediada pelo professor Varley Teoldo da Costa. O público pôde participar com perguntas e opiniões sobre os assuntos tratados durante o dia. Durante este momento, tambémocorreu o sorteio de uma camisa do Atlético e uma do Cruzeiro, oferecida pelos fisiologistas de cada clube.

Camila, que participou da organização das duas edições, afirma que a intenção é manter um grupo forte do UFMG Soccer Science e a partir dele organizar outras edições do evento. “Não vou sair da UFMG só com um título de mestre, mas também com um ganho de experiência muito grande. A adesão do público e o discurso que isso gera, são coisas que você não encontra em livro e artigos”, acrescenta a aluna de mestrado.

Confira as fotos do II UFMG Soccer Science

Os interessados podem acompanhar as novidades do grupo através da página do Facebook.