CELAR promove evento em comemoração aos seus 25 anos | EEFFTO - UFMG

CELAR promove evento em comemoração aos seus 25 anos

19/03/2015 | 14:00

Na próxima semana, o CELAR (Centro de Estudos do Lazer e Recreação da UFMG) promove três atividades em comemoração a seus 25 anos. Nos dia 23 e 24, a professora Carmen Grace Salazar, da Universidade da Costa Rica (UCR) irá ministrar as palestras "Conceptualización" de la Recreación en Costa Rica e Recreación e investigación en Costa Rica, respectivamente. No dia 27, a professora Anayra Santory, da Universidade de Porto Rico oferece o mini-curso “Significados y desigualdades con respecto al ocio y al tiempo libre en Puerto Rico”.

Os eventos são gratuitos e não é necessária inscrição prévia. Todas as atividades serão em espanhol e acontecem no miniauditório da EEFFTO.

Confira a programação abaixo:

23/03/2015 (2a feira), de 14h às 15h - Local: Miniauditório EEFFTO/UFMG

Palestra: "Conceptualización" de la Recreación en Costa Rica

Profa. Carmen Grace Salazar

24/03/2015 (3a feira), 10h às 11h30 - Local: Miniauditório EEFFTO/UFMG

Palestra: Recreación e investigación en Costa Rica

Profa. Carmen Grace Salazar

27/03/2015 (6a feira), de 9h às 12h - Local: Miniauditório EEFFTO/UFMG

Mini-curso: Significados y desigualdades con respecto al ocio y al tiempo libre en Puerto Rico

Profa. Anayra Santory

Sobre as palestrantes

Carmen Grace Salazar Salas é professora da Universidade da Costa Rica (UCR). Fez o doutorado na Indiana University e o mestrado em Recreação/Lazer na Southern Illinois University, EUA. É licenciada em Educação Física pela UCR, tendo sido diretora da Escola de Educação Física e Deportes e vice-decana da Faculdade de Educação.

Fundou e coordenou o mestrado em "Recreación". Foi editora da Revista "Educación", diretora da Comissão de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano e Recreação, e membro do Conselho Científico do Instituto de Pesquisa em Educação.

Ministrou diversas disciplinas na graduação, mestrado e doutorado, tais como: Educação Física Básica, Bailes Populares, Bailes Internacionais, Jogos Organizados, Introdução à Recreação, Recreação e Programação, Trabalho Prático Aplicado em Recreação, e Recreação e Saúde.

Alguns de seus temas de pesquisa e interesse incluem: diferença na preparação profissional nas carreiras de Recreação e Educação Física, benefícios da recreação, Mulheres e recreação, recreação de imigrantes nicaragüenses na Costa Rica, estudos no estrangeiro e playgrounds.

Anayra Santory é professora da Universidade de Porto Rico, diretora do Departamento de Filosofia e coordenadora da graduação nessa área.

Realizou doutorado em Filosofia na Universidade de Indiana, Bloomington, Estados Unidos. Em sua tese de doutorado, investigou a força moral da filosofia no mundo atual, aprofundando a pertinência das contribuições filosóficas para enriquecer a compreensão de problemas comuns e atuais.

Como docente e pesquisadora, vem procurando compreender como os avanços nas ciências sociais podem mobilizar agendas filosóficas.

Foi docente de filosofia política e crítica cultural na Universidade Centro-americana José Simeón Cañas (UCA), em San Salvador, sendo agraciada com uma bolsa Fulbright. Publica regularmente na revista cultural mais importante de seu país, www.80grados.netna qual podem ser encontrados cerca de 40 ensaios de sua autoria.

CELAR

Idealizado pela professora Leila Mirtes Pinto, o CELAR - Centro de Estudos do Lazer e Recreação - da Universidade Federal de Minas Gerais, completou 25 anos no dia 12 de março.

Criado com o intuito de reunir esforços de acadêmicos, profissionais e pesquisadores de diversas áreas focadas no lazer, o CELAR teve como primeiras ações o ensino da graduação e da pós-graduação. Partindo disso foram originados estudos e intervenções articuladas com a extensão e, desde a implantação do mestrado em lazer, em 2006, a pesquisa.

Mais informações na página.